Exatamente um mês após o lançamento do serviço rwesidencial de telefonia IP, a TVA, operadora de TV por assinatura do grupo Abril, anuncia a conclusão do projeto de modernização da plataforma de TI do seu serviço de banda larga Ajato, no qual foram investidos cerca de US$ 500 mil. Com isso, o serviço passa a contar com um backbone de 1 Gbps.
O objetivo com a modernização, de acordo com diretor de tecnologia da TVA/Ajato, Virgílio Amaral, é poder oferecer produtos diferenciados, como o pay-per-view e outros que seguem o conceito on demand, e suportar o aumento previsto para este ano na sua base de assinantes ? que atualmente possui 30 mil clientes.
Fez parte do projeto de atualização do parque do Ajato a implantação de roteadores e switches de alta capacidade, desenvolvidos exclusivamente para o mercado de banda larga, como o UBR – Universal Broadband Router 10012 e 7606, ambos da Cisco. Com a nova solução, a velocidade de transmissão dos dados no backbone, que era de 155 Mbps, passou para 1Gbps.
O projeto de expansão da infra-estrutura foi desenhado pela equipe de engenharia da própria TVA/Ajato, mas contou com apoio de parceiros para ser concretizado. A integradora 2S foi responsável pela comercialização da solução e suporte técnico e atribui ao financiamento conseguido parte do sucesso da realização do negócio, que, segundo a gerente de relacionamento, Cláudia Rodrigues Saukas, viabilizou de forma ordenada o crescimento do parque tecnológico da TVA/Ajato.
De acordo com o diretor de TI da TVA/Ajato, como a base de assinantes vem crescendo nos últimos anos em patamares acima da expectativa, a rede do serviço Ajato já estava chegando próximo a um nível de tráfego limite.
Segundo Amaral, a atualização da infra-estrutura era fundamental para atender à necessidade atual e dos próximos dois anos. Ele destaca que o usuário final terá uma série de benefícios com a modernização, entre eles um significativo aumento de desempenho, agilidade no tráfego de dados e disponibilidade de banda.
- Infra-estrutura