China amplia controle sobre a internet, diz jornal

0

Depois de bloquear sites como o Twitter, Facebook e YouTube, o governo da China tomou mais uma medida para controlar a internet no país. Agora, bares, restaurantes, hotéis e livrarias serão obrigados a instalar um software de monitoramento de acesso, o que deve levar muitos desses estabelecimentos a deixar de oferecer redes Wi-Fi em razão do risco de serem punidos pela autoridades chinesas e do elevado custo de implantação.
O software custa cerca de US$ 3,1 mil e permite que oficiais e censores de Pequim monitorem e identifiquem todos os que se conectam a redes sem fio de restaurantes, cafés, escolas etc. Os estabelecimentos que ignorarem a determinação terão que pagar multa de US$ 2,3 mil e podem até ter a licença comercial cassada.
Um comerciante ouvido pelo New York Times afirma que, sob o ponto de vista do cidadão, esta política é injusta. "É só mais um esforço para controlar a informação", lamenta. A lei não é clara sobre a obrigatoriedade de instalação do software por todos os estabelecimentos comerciais do país. Mas uma comerciante que pediu para não ser identificada por temer represálias do governo chinês afirmou ao jornal americano que se recusa a fazer parte de um sistema de segurança que expõe os dados de sua clientela.
Os estabelecimentos correm o risco de perder a clientela. O gerente de um café elegante que optou por desligar os roteadores em vez de pagar a cara licença do software afirmou que o fim do Wi-Fi já se reflete na queda de 30% nos negócios.
Em comunicado, o escritório de segurança pública do país diz que a medida visa frustrar criminosos que usam a internet para disseminar spams, vírus e informações sobre tráfego de mercadorias. "Essas atividades não apenas ferem os interesses do país e das massas, como também causam perdas econômicas aos negócios", diz a nota.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.