Nokia aposta em aplicativos e renova linha de aparelhos

0

Com 4 milhões de downloads mensais, uma média de 150 mil por dia, a Ovi Store, loja de aplicativos móveis da Nokia, acumulou cerca 35 milhões de aplicativos baixados no ano passado por usuários no Brasil. Por tipo de aparelho, 45% dos aplicativos foram baixados por meio do modelo S-50 5th edition, 25%, do modelo S-60 3rd edition, 24%, do S-40, e 6% por meio do modelo Symbiam 3. Mundialmente, o número de downloads soma de 6 milhões por dia. A empresa não revela a divisão entre aplicativos pagos e gratuitos.
Os números foram apresentados nesta terça-feira, 26, na 8ª edição do evento Nokia Talk, que já percorreu vários países da América Latina, reunido desenvolvedores, blogueiros e imprensa. A fabricante aproveitou o evento para anunciar cinco novos modelos de celulares previstos para chegar ao mercado neste semestre.
De acordo com Marcelo Câmara, diretor de marketing da empresa, a estratégia está centrada em ofertas que servirão para ultrapassar o período entre o lançamento do novo aparelho com a versão do Windows Phone (fruto da parceria com a Microsoft, veja links abaixo) em 2012 e o fim do suporte ao sistema operacional Symbian, marcado para 2016.
A Nokia está buscando, segundo o executivo, atender o que chamou de "entregar internet para o próximo bilhão", uma vez que, da base comercializada de celulares no mundo, 3,7 bilhões não têm acesso à web. Por essa razão, a empresa está promovendo uma redução de preços de modelos que podem acessar internet, já a partir do mês que vem. O modelo Nokia C3 será comercializado por R$ 340, desbloqueado. "Pretendemos ir além da solução de voz e SMS. Queremos levar o acesso à web em novos patamares de preço com a renovação da plataforma S40. Qunize por cento do volume de celulares vendidos no Brasil já são de smartphones, o que nos traz uma grande oportunidade", enfatiza Câmara.
"Outra prioridade é estimular o ecossistema a desenvolver aplicativos para o consumidor, pois hoje esse é um item que representa 50% da decisão de compra de um usuário, e não mais atributos como câmera, como acontecia até recentemente", explica ele.
No quesito de incentivo aos desenvolvedores, a Nokia aposta no seu ecossistema de 500 mil desenvolvedores no mundo e na sua nova plataforma multidesenvolvimento "Qt", que poderá criar aplicativos para diferentes sistemas operacionais, como o S-40, Windows Phone e MeeGo.
Novos modelos
A Nokia também revelou que em breve o upgrade do seu sistema operacional Symbian, chamado de Anna, estará liberado para atualização da base. O modelo Nokia E6, será o primeiro smartphone a vir equipado com o Symbian Anna e com toda solução de aplicativos e ferramentas para executivos. O Nokia E6 chega ao mercado brasileiro em agosto e custará R$ 1.199. Ele tem teclado qwerty, recurso de message (já oriundo da parceria com a Microsoft), câmera de 8 megapixels, Quick Office, configuração de até dez contas de e-mails.
A Nokia também aderiu ao dual chip, com a oferta dos modelos Nokia X1-01, Nokia C2-00 e Nokia C2-06 (nas cores grafite e lilás) chegam ao mercado este trimestre e o Nokia C2-03 e o Nokia C2-06 (dourado) no próximo. Eles possuem um sistema de gerenciamento dos chips inteligente e fácil de usar, além de possibilitar customização diferente nos chips com um nome específico, ligações preferidas e SMS.
O Nokia X1-01 oferece tecla dedicada de música e suporta cartão MicroSD de até 16GB. Seu preço sugerido é de R$ 179. O Nokia C2-00, por sua vez, é o primeiro com a capacidade de troca fácil dos SIM cards, oferecendo a conveniência de mudar um chip sem a necessidade de desligar o telefone ou remover a bateria. Possui uma entrada de cartão de memória com capacidade de até 32GB, a R$ 249. Já o diferencial do C2-03 e C2-06 é o recurso de tela sensível ao toque e teclado no mesmo aparelho. Os dois modelos são idênticos, mas têm nomes diferentes dependendo da cor, cuja oferta varia de canal para canal. "O varejo brasileiro aguardava com ansiedade os modelos Dual SIM da Nokia e já estamos obtendo resultados expressivos com a chegada do X1. Está provado que o consumidor brasileiro quer qualidade e flexibilidade", afirma Câmara.
Outro anúncio foi da chegada do Nokia N9 no Brasil, que apresenta uma interface touch screen, design construído numa única peça de policarbonato, em que o acesso a todas as funcionalidades é feito por meio do swipe (arrastar de dedos, em português). Apresenta também tela frontal de 3,9 polegadas inteiramente sensível ao toque, com três telas que reúnem as tarefas que os consumidores mais utilizam, como o acesso aos aplicativos prediletos, a redes sociais e às funções múltiplas do aparelho. Equipado com NFC (Near Field Communication), o smartphone também é o primeiro no mundo a ser oferecido com tecnologia Dolby Digital Plus e Dolby Headphone, que traz uma experiência superior de som. "O Nokia N9 é para quem liga não apenas para alta tecnologia, mas para se diferenciar com o seu smartphone. O aparelho tem design e interface totalmente únicos", explica Câmara. O Nokia N9 estará disponível no varejo e nas três operadoras brasileiras, Claro, TIM e Vivo, e a política de preços dependerá de cada uma delas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.