A American Tower apresentou seu Relatório de Sustentabilidade 2022, que descreve a estratégia de sustentabilidade da empresa e fornece uma visão abrangente do progresso feito nos três pilares de seu programa de sustentabilidade: meio ambiente, social e governança.
Durante o ano passado, na América Latina, a American Tower se concentrou na construção de parcerias para promover a inclusão digital em todos os mercados em que opera e como parte de seu compromisso com a Aliança EDISON do Fórum Econômico Mundial.
Na América Latina, a empresa fez uma parceria com a Junior Achievement para implementar seu programa Innovation Camp, cujo objetivo era inspirar os estudantes a criar soluções tecnológicas inovadoras por meio de uma competição. Em todos os mercados em que a American Tower opera na região, os funcionários se ofereceram para trabalhar com mais de 450 estudantes, oferecendo treinamento para ajudá-los a desenvolver as ideias de negócios de suas equipes.
Como parte do programa de investimento social global da empresa, Comunidades Digitais, a American Tower abriu um total de 124 novas comunidades digitais em todo o mundo em 2022, que fornecem acesso à tecnologia e à conectividade digital em comunidades carentes, elevando o total global para 445 em 15 países. Na América Latina, foram abertas 24 novas comunidades – sendo 4 no Brasil – com mais de 10 mil pessoas inscritas em um dos programas e 31 mil beneficiários indiretos.
"Na última década, nosso programa de Comunidades Digitais se concentrou em estabelecer um envolvimento estratégico entre parceiros públicos e privados para apoiar a igualdade digital em países da região", disse Flavio Cardoso, CEO da American Tower para a América Latina.
"Nosso trabalho está longe de terminar; a exclusão digital tem afetado principalmente as áreas rurais da América Latina. As empresas privadas, como a American Tower, bem como as autoridades locais, têm um papel importante a desempenhar em conjunto no escopo e no impacto da digitalização para melhorar a qualidade de vida de todos e a competitividade do nosso continente", acrescentou.
Redução do impacto ambiental com energia renovável e reflorestamento
No Brasil, a empresa adquiriu mais de 3.000 MWh de energia solar em 2022, por meio de um contrato de compra para atender a 100% do consumo de energia neutra relacionado à rede de fibra óptica da companhia.
Da mesma forma, no ano passado, a empresa plantou mais de 260 mil árvores em todo o mundo e os funcionários contribuíram para isso; em comemoração ao Dia da Terra e ao Dia Mundial do Meio Ambiente, a American Tower plantou mais de 12 mil árvores na Colômbia, no Brasil e no México.
Os destaques globais do relatório incluem:
- Redução de 9,5% nas emissões combinadas de GEE dos Escopos 1 e 2 em comparação com a linha de base de 2019;
- Adesão ao Pacto Global da ONU e adoção dos Princípios de Empoderamento das Mulheres da ONU;
- Proteção de mais de 4 mil ninhos de aves migratórias em operações da companhia e plantio de até 260 mil árvores em todo o mundo;
- Aumento da capacidade de energia renovável para mais de 85 megawatts em quase 15 mil locais;
- Fornecimento de mais de US? 3,5 milhões em apoio social por meio da American Tower Foundation, concessões de programas, programas filantrópicos regionais, concessões para alívio de desastres e outras contribuições financeiras;
- Concentração de investimentos, que totalizaram US? 85 milhões em 2022, em soluções de energia, como painéis solares, armazenamento de energia, iluminação LED e ferramentas digitais com Inteligência Artificial. Esse investimento excedeu a meta da empresa de 2025 de expandir o número de locais com geração de energia solar, investindo mais de US? 40 milhões em 2022. Atualmente, cerca de 14.600 locais em todo o mundo são alimentados por energia solar.