Desde março disponível na versão beta, a aplicação web Ad Manager do Google, que permite o gerenciamento on-line de anúncios em páginas na internet, ganhou sua versão definitiva nesta terça-feira, 26. Totalmente gratuita, ela possibilita às pequenas agências de publicidade gerenciar desde a venda, agenda até mensurar toda a base de anúncios on-line.
Segundo a empresa, com uma interface simples e intuitiva, o Ad Manager ajuda também a preparar inventário de vendas, bem como a programar a veiculação de anúncios. Qualquer pessoa com uma conta do AdSense pode acessar o aplicativo. Além disso, os usuários ainda podem integrar o Ad Manager com o AdSense para otimizar campanhas por meio do inventário de sites não vendidos.
Os novos recursos incluem suporte para 32 idiomas e moedas internacionais; gerenciamento de anúncios da rede; inserção automática de macros, por meio das quais o Ad Manager autodetecta e insere macros de grandes fornecedores; previews sobre a maneira como irá procurar um site antes de a campanha ser lançada, além de data, hora, largura de banda, navegador, idioma, sistema operacional, domínio e segmentação personalizada.
Ad Manager suporta texto, exibição e formatos de vídeo. Além da integração opcional do AdSense, o Google também comercializa o serviço como um complemento ao DoubleClick.