AMD vende unidade de chip de TV digital para a Broadcom

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Num esforço para tentar retomar a rentabilidade, que vem apresentando quedas sucessivas, a fabricante de chips AMD anunciou a venda de sua divisão de TV digital para a rival Broadcom. A empresa irá pagar US$ 193 milhões para a AMD como parte de sua estratégia para reforçar a posição no mercado de chips para TV digital, segundo informações do da versão on-line do jornal britânico Financial Times.

A AMD tem lutado para competir com sua maior rival na fabricação de microprocessadores para PCs, a Intel, e nos últimos sete trimestres consecutivos tem registrado perdas. No mês passado, a companhia substituiu Hector Ruiz da direção executivo por Dirk Meyer, que tinha sido presidente e diretor de operações. Em sua posse, Meyer disse que iria se concentrar na atividade principal da AMD que é o mercado de microprocessadores para PCs, do qual a Intel detém mais de 95% de participação mundial.

Na ocasião, o executivo adiantou que a empresa a iria vender as unidades de TV digital e de chips para handhelds, está última adquirida quando comprou a fabricante canadense de processadores gráficos ATI Technologies, em 2006.

Os analistas de mercado viram a decisão da AMD de forma positiva e avaliam que isso irá ajudá-la a melhorar sua posição financeira e, ao mesmo tempo, impulsionar as perspectivas da Broadcom no mercado DTV. Avi Cohen, chefe de pesquisas da Gripe Securities, disse foi bastante lógico a Broadcom comprar o negócio já que ela tinha se tornado uma dos principais jogadores no mercado de TV digital. "Já para a AMD o negócio permitirá que levante dinheiro para melhorar a sua posição e o balanço financeiro, além de realinhar o seu core business."

Assim como ocorre no Brasil, a da FCC, órgão regulador do mercado de telecomunicações dos Estados Unidos, tem exigindo que as empresas ofereçam soluções básicas para a transição da televisão analógica para a digital, o que, devido à grande demanda, tem reduzido os preços dos chips para os conversores.

Cerca a venda da divisão, 530 empregados da AMD, distribuídos por seis centros de projetos em todo o mundo, serão absorvidos pela Broadcom como parte do acordo, o que está previsto para ser concluído no quarto trimestre.

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