A Nokia anunciou nesta quarta-feira, 26, a entrada no mercado de serviços financeiros móveis com o Nokia Money, que está previsto para ser lançado de forma gradual em vários mercados mundiais a partir do início do ano que vem.
O aplicativo permite aos usuários acessar operações bancárias diretamente de um celular. Segundo a fabricante, por meio do Nokia Money os usuários poderão realizar transferências, como DOCs ou TEDs, para outras contas e o pagamento de produtos, serviços, contas e boletos.
A Nokia aposta que o serviço será a porta de entrada para um grande número de pessoas que não tem acesso aos serviços bancários. O foco da companhia está nos consumidores que não têm conta bancária, principalmente em países emergentes.
A fabricante finlandesa está construindo uma ampla rede de representantes, por meio da qual os consumidores poderão depositar dinheiro ou transferir de suas contas bancárias. De acordo com a companhia, existem 4 bilhões de telefones móveis no mundo contra apenas 1,6 bilhão de contas bancárias.
O Nokia Money será operado em cooperação com a Obopay, companhia especializada em soluções de finanças móveis. O serviço é baseado na plataforma da Obopay e a Nokia pretende que o serviço seja aberto e interoperável com outros serviços de pagamento. O serviço foi desenhado para funcionar em parceria com operadoras móveis e instituições financeiras, envolvendo distribuidores e representantes.
- Mobile banking