O consumo de mídia digital em todo o mundo irá crescer 11,8% em 2013, impulsionado por ganhos de dois dígitos no tempo que os usuários gastam nessas mídias.
Por trás desse movimento, está a expansão da demanda global por vídeo online e móvel, mídias sociais e jogos, bem como vídeo OTT (de over-the-top, oferecidos por empresas como Netflix e iTunes Store.)
A busca por essas tecnologias, que crescem sobretudo em meio às chamadas gerações X, Y e Z, levará ao aumento do uso de mídia digital de consumo, este ano, para uma média de 6 horas por semana.
Ressalta-se que a mídia tradicional ainda responde pela maior parte do tempo total gasto em mídia. Em 2012, esse tempo foi em média de 37,9 horas por semana, ou 87,6% do total do consumo de todas as mídias.
Mas o que os analistas evidenciam é o impulso crescente que a transição dos consumidores para mídias digitais vem ganhando, especialmente entre as gerações mais jovens.
Para se ter ideia, em 2012 o uso de mídia digital de consumo representou 12,4% do tempo gasto com a mídia no mundo, o que significa quase o dobro de sua participação em 2007. Nesse período, a participação das receitas da mídia digital no total também quase dobrou, saltando para 22,9%.
Por outro lado, o consumo de mídia tradicional caminha para uma desaceleração do crescimento, de 1,3% em 2013, como apontam os dados de novo relatório da PQ Media.
O estudo examina a transição global de consumidores, operadores de mídia e de marketing de marca para a mídia digital, por país, mídia e geração de usuários, com projeções para até 2017.
Nesse estudo, os pesquisadores segmentaram o uso de mídia digital de consumo em três plataformas globais (internet, celular, outras mídias digitais) e 21 canais específicos, como vídeo online e mídias sociais.
A pesquisa aponta que o uso da mídia "internet" tende para aumento de 10,7% em 2013, atingindo uma média semanal global de 2,8 horas de tempo gasto, o que representa 46,7% de todo o tempo gasto com as mídias digitais.
Os principais motores para esse crescimento são melhorias de tecnologia e de rede nos mercados emergentes conhecidos como BRICs (Brasil, Rússia, Índia e China), onde usuários finais vêm experimentando acesso mais rápido a conteúdo dinâmico.
De acordo com os pesquisadores, as baixas taxas de penetração nesses mercados emergentes resultaram em investimentos de governos e operadoras de telecomunicações para melhorar tecnologia e sistemas. Isso levou a maiores taxas de crescimento do uso de mídia digital, em âmbito global.
Nesses mercados emergentes, a liderança no crescimento do uso de mídia digital está com a Rússia, com aumento de 19,4% em 2012, seguida pela Índia (16,4%), Brasil (16,3%) e China (15,5%).
No mundo, a Coreia do Sul está a frente quando se trata do share de uso de mídia digital (28,0%), seguida pela Austrália (25,5%), Reino Unido (22,8%) e EUA (21,7%), de acordo com a PQ Media.
No que se refere ao consumo global de mídia móvel, deverá crescer 17,9% este ano, o que resultará em uma média de 1,3 hora de tempo gasto, uma participação de 21,7% do uso total de mídia digital.
Os pesquisadores observam que consumidores em vários dos 15 mercados mais importantes do mundo estão acelerando a transição para smartphones, enquanto o crescimento do consumo de tablets nos Estados Unidos se destaca.
O estudo também constata que o tempo gasto pelo consumidor com outras mídias digitais, como vídeo OTT, mídia DOOH (de digital out of home, ou mídia exterior) e videogames de console, deverá crescer 9,4%, para 1,8 hora este ano.
Por fim, os dados da pesquisa também informam que, no que se refere a receitas, aquelas geraras por mídia digital deverão crescer 13,6% em todo o mundo este ano, em comparação com aumento de 2,2% nas receitas de mídias tradicionais.
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