Embratel investe mais de R$ 100 milhões em novo data center no Brasil

0

A Embratel inaugurou nesta quarta-feira, 26, o seu segundo data center em São Paulo e o quinto no País. Dedicado inteiramente à oferta de serviços integrados a clientes corporativos, o Data Center Lapa recebeu investimento de mais de R$ 100 milhões. A companhia também possui um data center em Campinas, no interior de São Pauli, e dois no Rio de Janeiro. Além disso, ainda conta com centros de processamento na Argentina, México e Colômbia.

Com área total de 7 mil metros quadrados, sendo 2 mil metros quadrados dedicados à infraestrutura de TI, o novo data center tem capacidade para 150 mil servidores virtuais e oferece serviços de cloud computing – nos modelos IaaS (infraestrutura como serviço) e SaaS (software como serviço) -, hospedagem, recuperação de desastres e moving, ferramenta para que recursos e aplicações das empresas sejam transferidos ao data center.

A plataforma de cloud computing, segundo a Embratel, é de classe mundial Tier 3 e está interligada a outras plataformas de computação em nuvem da América Móvil, controladora da empresa. Com monitoramento contínuo, o data center tem suporte de 130 profissionais especializados, assistidos por outros 220 profissionais brasileiros e 50 de outros países latino-americanos.

Segundo o presidente da Embratel, José Formoso, este é o primeiro data center da companhia com serviços de cloud específicos para empresas. “O novo centro é resultado de um processo de expansão de rede e de infraestrutura que começou há dois anos e meio”, declarou durante o evento de lançamento. Formoso destacou também que a rede de fibra ótica própria, parte da infraestrutura do maior backbone da América Latina, proporciona baixa latência, menor do que 10 ms nas principais cidades brasileiras, o que resulta em perda de apenas 0,05% dos pacotes.

Também presente à solenidade, o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, enfatizou a importância de acelerar e melhorar o cenário nacional de computação em nuvem. “Estamos conversando com o governo, com o MCTI e o BNDES para a adoção de políticas públicas que proporcionem o avanço da computação em nuvem no Brasil”, afirmou.

Vale ressaltar que, além de atender clientes corporativos, o Data Center Lapa também foi programado para hospedar e processar as informações que serão geradas pelos Jogos Olímpicos Rio 2016.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.