A Alog Data Centers do Brasil inaugura nesta quinta-feira, 26, seu segundo data center no Rio de Janeiro. Conforme anunciado em agosto do ano passado, o investimento nesta primeira fase do site foi de R$ 40 milhões. O data center ainda passará por mais duas etapas de construção, as quais terão um investimento adicional de R$ 85 milhões, em um período de dois a três anos.
O plano é que o site seja o maior do estado, com 15 mil metros quadrados e área especialmente projetada para data center container e instalação de antenas. Além disso, a estrutura terá capacidade para 1,2 mil racks de servidores, sendo que 320 deles já serão entregues na inauguração. O data center já tem cerca de dez contratos fechados e mais de 20 racks ocupados. Há ainda a possibilidade de expansão dos ambientes para os clientes que já estão hospedados no site da Alog localizado no bairro de Botafogo. A expectativa da empresa é que esta primeira fase esteja totalmente ocupada dentro de 18 meses.
"Eventos como a Copa do Mundo, em 2014, e as Olimpíadas, em 2016, exigirão que as empresas do mundo inteiro tenham presença local e expandam rapidamente sua infraestrutura de TI, seja para aproveitar as oportunidades de negócios ou suportar o volume de tráfego de dados", destacou Eduardo Carvalho, presidente da Alog, em comunicado. "Nós vemos uma excelente oportunidade para atender ao setor financeiro e as indústrias de rede e conteúdo entre os clientes internacionais. E estamos preparados para apoiar qualquer vertical com o novo site."
Este é o quarto data center da empresa no Brasil que, além dos dois no Rio de Janeiro, possui mais dois em São Paulo.