A Associação Brasileira de Internet Industrial (ABII), que promove o crescimento acelerado da Internet Industrial no País, comemora o seu ingresso no Industrial Internet Consortium (IIC) – organização mundial criada para fomentar o ingresso da Internet Industrial (IIoT) nas indústrias brasileiras, diminuindo as barreiras de adoção desta tecnologia. Ao firmar o acordo de cooperação, a ABII passa a fazer parte de um seleto grupo de organizações internacionais que conta com a GS1, China Academy of Information and Communications Technology (CAICT), Russian Association of Industrial Internet, entre outras.
O presidente da ABII e CEO da Pollux, José Rizzo, explica que a associação participou de um rigoroso processo de seleção e agora passa a atuar lado a lado com organizações internacionais de extrema importância para a aceleração da Internet Industrial. "Trabalhamos intensamente para colocar o Brasil, por meio da ABII, neste seleto grupo e com a nossa admissão, o mercado nacional assume um novo patamar", destaca.
Ao apresentar a proposta de cooperação ao IIC, a ABII lançou um plano estratégico de ações, que inclui iniciativas como a realização de cinco testbeds até o final deste ano; a inclusão de membros da IIC em eventos da ABII, a organização da vinda de empresas do IIC para conhecer cases de IIoT em indústrias brasileiras; e a inclusão do Brasil no calendário de reuniões trimestrais do IIC. Além disso, o acordo permite identificar e compartilhar boas práticas, promover a interoperabilidade e colaborar para a padronização da indústria frente às novas tecnologias.
"A primeira ação para executar parte do nosso planejamento é o lançamento oficial dos cinco primeiros testbeds em Internet Industrial do Brasil, que acontecerá neste mês em nosso terceiro encontro realizado em parceria com a organização da Rio Info 2017. No evento, também teremos uma sessão especial sobre inteligência artificial e apresentaremos pela primeira vez a tecnologia data over sound", destaca o presidente da ABII. Ele explica que os testbeds são experimentos controlados nos quais soluções de Internet Industrial são desenvolvidas e testadas em um ambiente que simula condições do mundo real. "Estes experimentos exploram o uso de tecnologias novas e existentes funcionando conjuntamente em um cenário inédito. Servem para comprovar de forma prática a viabilidade técnica e econômica de produtos e serviços inovadores, potencialmente disruptivos".