Diversas renomadas companhias de turismo on-line decidiram unir forças para se posicionar contra a compra da ITA Software, desenvolvedora de software para busca de informações sobre voos, pelo Google, em um negócio avaliado em US$ 700 milhões, segundo informações do The Wall Street Journal.
Expedia, Kayak.com, Sabre Holdings e Farelogix – que operam metade dos maiores sites de turismo on-line dos Estados Unidos – estão formando um grupo, batizado de FairSearch.Org, para pressionar o Departamento de Justiça americano (DOJ) a impedir o acordo entre o Google e a ITA Software, anunciado em julho deste ano.
Separadamente, informou o jornal americano, a Microsoft também está marcando posição contra o negócio em conversações com o DOJ e parlamentares. A empresa se opõe à compra porque o Bing, sua ferramenta de buscas, utiliza dados do software da ITA para fornecer informações sobre voos aos usuários. Ela, assim como as companhias de turismo on-line, argumentam que o Google, que já domina o mercado de buscas pela web, aumentaria ainda mais a sua supermacia ao adquirir uma empresa que detém cerca de 65% do mercado de reservas on-line de passagens das companhias aéreas.
- Embate