A Embratel anuncia nova solução de MultiCloud, oferta que permite às empresas contratem a empresa para serviços de consultoria, implementação, migração e gestão especializada dos seus ambientes de TI utilizando a infraestrutura em Nuvem da Embratel ou de parceiros. Com a nova oferta, as empresas têm a possibilidade de refazer a arquitetura e escalar seus ambientes, de acordo com a necessidade de seus negócios.
"A solução MultiCloud Embratel permite que as empresas contratem consultoria e acompanhamento especializados durante todas as fases de criação e migração dos seus ambientes de TI, desde o mapeamento inicial da estrutura até o monitoramento e administração pós-migração. Quanto à infraestrutura, oferecemos ao cliente o ambiente de cloud que melhor se aplica às suas necessidades", explica Mário Rachid, diretor executivo de Soluções Digitais da Embratel.
Segundo o executivo, a oferta MultiCloud, que reforça o portfólio de Soluções Digitais da Embratel, se destaca no mercado pela ampla abrangência da sua rede no País, que garante baixa latência (melhor tempo de resposta) às aplicações. A qualidade das ofertas de Nuvem da Embratel e a colaboração com importantes parceiros do mercado também são diferenciais nesse lançamento. Além disso, o cliente conta com cobrança diretamente em reais, com a possibilidade de uso de ferramenta para gestão de custos e controle de orçamento, e atendimento técnico especializado, com suporte 24 horas por dia, 7 dias por semana, para monitoração e solução de incidentes.
A solução MultiCloud Embratel é indicada para empresas de diversos tamanhos e diferentes segmentos de atuação que desejam diminuir o investimento em infraestrutura própria, ou necessitam de consultoria especializada para definição de estratégia para auxiliar a jornada de migração de ambientes On Premise para Cloud. A nova oferta é indicada ainda para organizações que possuem sistemas com picos de uso, como E-commerces, que sazonalmente registram aumento volumoso de acessos, ou ambientes que demandam escalabilidade da infraestrutura, como sistemas internos de administração e gestão de pessoas, como intranet e outros sistemas. A solução também é ideal também para empresas que precisam criar e desativar ambientes computacionais com agilidade e também para companhias com necessidades de soluções de contingência ou disaster recovery.
"A Embratel desenvolve produtos e serviços que ajudam as empresas a promoverem a transformação digital dos seus negócios. A Nuvem, que já foi vista como tendência, hoje se consolidou e está sendo procurada pelas organizações que buscam flexibilidade, segurança e ganhos de performance. A solução MultiCloudEmbratel oferece amplas possibilidades para os clientes que precisam migrar suas aplicações com o diferencial do serviço de arquitetura e gestão especializada da Embratel", afirma Rachid.
Etapas
A nova oferta MultiCloud Embratel funciona em três etapas. No primeiro momento, os especialistas mapeiam o ambiente atual da empresa para propor uma nova arquitetura adaptada para Cloud e plano de ação considerando as características técnicas e de negócio do cliente. O segundo passo é caracterizado pela criação e migração dos ambientes do cliente para a Cloud da Embratel ou de parceiros. Por fim, os ambientes em Cloud são monitorados e administrados pelos especialistas da Embratel para garantir o aumento da performance e a sustentação do ambiente e negócios e a otimização dos custos do cliente. Estão previstas ainda consultorias periódicas para rearquitetura dos ambientes, se necessário, e otimização dos custos.
Técnicos da Embratel são responsáveis por diversas atividades durante as etapas da solução como, planos de migração, gestão de riscos e otimização dos ambientes de Cloud do cliente. Ao migrar para a Cloud da Embratel ou de parceiros, é feita também a migração e gestão do banco de dados da empresa, além da migração de servidores de arquivos e de servidores de aplicação.
A gestão do sistema operacional e a configuração de backup também são exemplos de atividades que estão incluídas na oferta MultiCloud Embratel, que prevê ainda a configuração de ambiente de Disaster Recovery. O controle de acessos e de usuários é realizado pela equipe da Embratel, que envia relatórios periódicos para acompanhamento do cliente.