A Imagem Geosistemas, representante exclusiva da Esri no Brasil, e a Maxtrack, uma das maiores empresas de rastreadores da América Latina, anunciam parceria no desenvolvimento de novas tecnologias e soluções de geolocalização para empresas e negócios que necessitam de segurança e monitoramento.
A Maxtrack é responsável por oferecer o hardware que consiste no Crachá Inteligente, ferramenta que controla e monitora a movimentação dos colaboradores em tempo real pelo ambiente de trabalho. Agora, conectado ao software ArcGIS Indoors da Imagem, o produto garante mais segurança no monitoramento de funcionários. A tecnologia é capaz de informar com precisão a geolocalização, em tempo real, no ambiente de trabalho, inclusive se estes estiverem em operações subterrânea, a céu aberto ou dentro de fábricas e indústrias.
"O dispositivo permite enviar alertas e mensagens aos colaboradores por meio de luzes, vibrações ou mensagens de voz, assim como o envio de códigos de emergências para orientação das equipes em situações de riscos e a confirmação de atividades executadas pelos times por meio de uma plataforma em nuvem", explica Gustavo Travassos, fundador do Grupo MXT, que controla as marcas Maxtrack e Denox.
A equipe de segurança é capaz de criar regras de visita, permanência ou restrição de entrada em áreas. "Neste momento de pandemia, por exemplo, a tecnologia é fundamental, pois conseguimos criar regras de isolamento social baseado na localização das pessoas que estão dentro de uma determinada sala. É efeito um mapeamento e alerta em tempo real caso seja detectada aglomerações", explica Mauricio Meira Braga, Gerente de Parcerias e Novos Negócios da Imagem Geosistemas.
O rastreador combinado com a tecnologia GIS torna possível interagir com equipamentos, fechaduras ou pessoas. Ainda, é possível por meio do aplicativo, indicar rotas de fugas. "Em caso de acidente, o sistema avisa todos na redondeza e indica qual a rota de fuga, abrindo as portas e dando os acessos para aqueles que não têm acesso", esclarece o especialista.
A soma das tecnologias cria diversas possibilidades de integração da localização com o sistema de mapeamento, trazendo soluções de ponta a ponta para empresas e negócios. "Com o crachá eletrônico, já monitoramos com a tecnologia de Internet das Coisas (IoT) mais de 15 mil profissionais em grandes marcas na América Latina, como Braskem e Vale, conectando colaboradores, estruturas e equipamentos para controlar riscos e aumentar a segurança no trabalho", afirma o executivo do Grupo MXT.
Com a parceria estabelecida, a expectativa é contribuir com a segurança de até 2 mil profissionais até o final de 2021, em empresas de diversos segmentos com plantas industriais, incluindo petroquímicas, empresas de mineração, óleo e gás, entre outras.