Twilio aponta números e estratégias para lidar com a temporada mais intensa de vendas do ano

0

Estamos chegando na temporada de final de ano. Esse é um período muito importante para diversas empresas, sobretudo as de comércio varejista, dado que ela engloba as datas de maior pico de vendas do ano: Black Friday, Cyber Monday e Natal. Para se preparar para essas datas, essas empresas investem pesado em campanhas de marketing que buscam atrair cada vez mais clientes e vencer a concorrência. É preciso estar atento às ferramentas e estratégias que permitam aproveitar ao máximo o engajamento do cliente, como o uso de e-mail marketing, e por isso que a Twilio aponta alguns números para se ficar atento e traz algumas dicas para elaborar campanhas mais assertivas.  

Uma das mais importantes ferramentas de engajamento do cliente, ações promocionais e informativas e relacionamento é o e-mail. Mesmo com mais de 50 anos de existência, o e-mail continua sendo o meio de comunicação que tem o ROI (retorno de investimento) mais alto dentre os canais de comunicação e marketing. O Guia de Entrega de E-mail 2022, elaborado pela Twilio, aponta que o retorno com o uso de e-mail é de US$36 para cada dólar gasto. Todas as gerações, de Baby Boomers a geração Z, continuam preferindo o e-mail como meio de comunicação com as marcas.  

Alguns dados de contexto importantes, vindos da Twilio Sendgrid, solução voltada para e-mails e uma das mais importantes plataformas da Twilio, apontam que na Black Friday de 2021, a plataforma processou 6,8 bilhões de e-mails, e na Cyber Monday de 2021 esse número chegou a 7 bilhões. Esses números não param de crescer, sendo os maiores desde a criação do Sendgrid, em 2009. "Um dos clientes Sendgrid é a RD Station, empresa líder de mercado no Brasil e que possui 11 anos de atuação e mais de 40 mil clientes espalhados por 40 países. Eles enviam mais de 1.5 bilhão de e-mails por mês", comenta Rodrigo Marinho, Regional Sales VP LATAM da Twilio. 

Possuir um meio de automatizar o marketing via e-mail e também conseguir aplicar a correta estratégia de comunicação por meio dessa ferramenta é crucial, porém, de acordo com o relatório da Twilio, é preciso ir além quando se fala de estratégias de e-mail marketing, sobretudo para campanhas em datas importantes. O e-mail não pode ser uma solução ao estilo "configure e esqueça", é preciso se esforçar para aumentar o número de assinantes desses newsletters, segmentar públicos, traçar passos seguintes na jornada do consumidor e testar novos conteúdos.  

"Dois fatores comumente ignorados, quando falamos do uso de e-mail marketing, é o de que é preciso fazer uma manutenção das rotinas de entrega, para garantir que as mensagens estejam chegando aos destinatários. Nosso guia aponta que chegar à caixa de entrada é responsabilidade do remetente, e por isso há muito que pode ser feito para garantir que as mensagens cheguem às caixas de entrada certas no momento certo; e o outro fator é a preocupação com a jornada do cliente, que precisa sempre seguir para adiante, nunca retroceder. Um e-mail de apresentação não pode ir para um cliente que já está finalizando uma compra", explica Marinho. 

A capacidade de entrega dos e-mails 

Um dos mais importantes pontos a se estar atento, aponta a Twilio, é à capacidade de entrega de e-mails, garantindo que ele não vá para uma lista de spams ou seja bloqueado. Para garantir taxas de entregas consistentes, é preciso priorizar constantemente a integridade do programa de e-mail elaborado, mantendo uma reputação positiva de envio e criando experiências de usuário excelentes. Taxas de reclamação de spam acima de 0,08% são consideradas altas, e esses níveis podem levar a uma entrega baixa. É por isso que se deve sempre estar atento às reclamações de spam durante cada campanha, respeitando os destinatários. 

Outro ponto de atenção são as armadilhas de spam: endereços de e-mail antigos ou não utilizados que nunca devem receber e-mails. Eles existem porque alguns provedores de serviços de internet e organizações anti-spam plantam endereços de e-mail para pegar spammers e compradores de listas. Quando esses e-mails recebem um material de marketing, eles classificam sua mensagem como spam e as entregas de e-mails daqueles remetentes são prejudicadas. Ter e-mails de armadilha em um mailing é um sinal claro de que esse mailing não está sendo bem nutrido e gerenciado. É preciso avaliar os e-mails enviados pelo engajamento que eles retornam. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.