Importância do `smart mobility´ para o futuro sustentável e inclusivo das cidades

0

Um dos maiores incômodos dos moradores das grandes cidades é o trânsito. Ele prejudica a qualidade de vida das pessoas e torna frustrante a locomoção. Por esse motivo, muitas delas têm investido no conceito de smart mobility, uma tecnologia inteligente capaz de sinalizar aos moradores como utilizar o transporte público fora do horário de expediente, rastrear itinerários de ônibus ou trens e alterar rotas em caso de congestionamento.

Porém, essa solução não se limita apenas ao transporte de pessoas e cargas. Ela envolve um novo projeto de inovação tecnológica habilitado para reduzir o número de acidentes e vítimas, aumentar a velocidade e a segurança dos deslocamentos, com o acesso cada vez maior aos carros elétricos autônomos, proporcionando a mobilidade do futuro, além de ser responsável pelo impacto ambiental, social e econômico.

Tendo em vista a relevância dessa iniciativa, a inteligência geográfica é incluída como uma ferramenta cognitiva, qualificada para reconhecer a distribuição de objetos no tempo e espaço, fazer correlações e revelar padrões válidos que servem de base para a tomada de decisões. Aplicada ao setor logístico, a Inteligência Artificial (IA) entende e monitora em tempo real o comportamento dos motoristas de carros, motos, caminhões e tratores, gerando alertas que levam à redução do número de acidentes, consumo de combustível e dos custos de manutenção dos veículos, o que gera economia e aumenta a segurança global das operações.

Algumas tecnologias possuem dispositivos de Internet das Coisas (IoT) implantados nos veículos e enviam dados do nível de aceleração, frenagem e mais de 50 variáveis que podem definir o comportamento do motorista em duas dimensões: conforto, velocidade em que essas ações ocorrem, e tranquilidade, que mede a intensidade das atividades realizadas. Ao desenhar o comportamento dos motoristas, o software pode aplicar o conceito de alta definição, ou seja, reações são lidas e analisadas a cada segundo, o que é fundamental para obter avaliações refinadas e com alto nível de assertividade.

Essas ferramentas permitem o cruzamento de todos os dados, otimizando a operação e gerenciando as diferenças entre o que estava previsto e o que foi realizado de fato, bem como manter um controle rígido contra fraudes e desvios, tudo em tempo real. Além disso, é permitido acompanhar ao vivo a localização dos veículos e auxiliar ativamente cada motorista a fazer escolhas precisas e obter mais eficiência na atuação proativa do veículo conectado.

Outra forma de promover o smart mobility é por meio do incentivo ao uso de recursos para uma locomoção ativa, que se trata de estimular a utilização de bicicletas e da caminhada, com a criação de áreas mais seguras e iluminadas por lâmpadas que utilizam energia eólica, impactando positivamente a saúde dos cidadãos e do planeta.

Por fim, é importante ressaltar que cidades conscientes que priorizam o desenvolvimento e se preocupam em oferecer uma mobilidade urbana segura e inteligente, costumam utilizar a tecnologia como instrumento de apoio que gera redução de custos e fornece melhor qualidade de vida para as pessoas por meio da aplicação de ações efetivas focadas na inclusão social, sustentabilidade e diminuição da desigualdade.

Vania Rios, diretora de vendas da Viasat, INTELIE.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.