Mercado nacional de serviços de TI atingirá R$ 19,4 bi neste ano

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O mercado brasileiro de serviços de TI movimentará cerca de R$ 19,4 bilhões neste ano, o que representa um crescimento de 5,13% em relação aos R$ 18,5 bilhões registrados em 2008, segundo dados da IDC.
Apesar da crise financeira, no primeiro semestre a consultoria constatou um aumento de 4,1% na receita das empresas de serviços de TI. O destaque foi o crescimento de 10% na receita com serviços de outsourcing, que representou cerca de um terço da receita total de serviços de TI no Brasil.
De acordo com Reinaldo Roveri, gerente de pesquisas da IDC Brasil, dentro do segmento de outsourcing os serviços que mais tiveram investimentos das empresas neste ano foram os relacionados ao outsourcing de infraestrutura, principalmente de data centers. A modalidade de software como serviço (SaaS, na sigla em inglês) e de cloud computing também registraram avanço. Por outro lado, os serviços que mais apuraram queda no período foram de capacitação e treinamento, consultoria em TI, além de grandes projetos de integração de sistemas, exceto por virtualização e consolidação de servidores e storage.
Para 2010, a IDC projeta um crescimento maior que o deste ano, mas ainda sem alcançar a casa de dois dígitos. Na avaliação de Roveri, o ano que vem não será marcado pela explosão dos gastos das empresas com TI, como esta sendo esperado pelo mercado.
Como principais tendências para o próximo ano, a IDC aponta a manutenção da demanda por serviços de outsourcing de TI, além de software de gestão empresarial (ERP), business intelligence (BI), integração de sistemas e bases de dados e consultorias para a implementação de governança de TI, virtualização, serviços de voz sobre IP (VoIP) e atualização de call centers. A consultoria também avalia que a maior demanda por espaço em data centers impulsionará o surgimento e amadurecimento de novas ofertas de TI como serviço como, por exemplo, de cloud computing.
O analista frisa, entretanto, que o crescimento acelerado do mercado brasileiro de serviços de TI só será retomado a partir de 2011.
O estudo da IDC foi realizado com executivos de mais de 80 das maiores empresas prestadoras de serviços de TI no país, que respondem por mais de 75% da receita total do mercado. A pesquisa não comtempla os serviós terceirizados de processos de negócios (BPO, na sigla em inglês) e nem os de consultoria de negócios.

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