Hospital paranaense conta com sistema Tasy para organizar processos

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Fundado em 1953, o Hospital Nossa Senhora das Graças, em Curitiba, no Paraná, vem registrando crescimentos operacionais e de pessoal significativos nos últimos anos. A instituição reúne, hoje, 581 médicos credenciados em seu corpo clínico. Mas, o crescimento e a modernização do centro de saúde trouxeram um problema: o hospital mantinha dois sistemas distintos em uso e precisava consolidá-los para garantir maior qualidade às informações administrativas e de pacientes.
A operação sustentada por dois sistemas parecia eficiente, porém, não permitia integração dos processos de trabalho. "A confiabilidade das informações era questionável, além de termos de realizar manobras imensas para a consolidação dos dados", afirma Luiz Eduardo Blanski, diretor executivo do hospital.
Para solucionar o problema, o HNSG iniciou um amplo estudo de mercado em busca de uma solução capaz de essa dificuldade. Conheceu o Tasy, solução da Wheb Sistemas de Gestão em Saúde, que, segundo Blanski, fornece aos gestores uma visão global e integrada da organização, proporciona alto desempenho nas atividades operacionais e estratégicas, subsidia a tomada de decisão e contribui com as melhores práticas de gestão.
Em 2005, a entidade começou a implantação da solução, com a qual o hospital passou a ter informações estratégicas em tempo real. "O Tasy foi implantado de maneira rápida. Acredito que tudo, desde a instalação e treinamento, foi feito em cerca de três meses", diz o diretor do hospital.
De acordo com ele, hoje, cinco anos depois da implementação, é possível afirmar que a escolha foi certa. "Para nós, o Tasy é um software de gestão com total eficiência e que abre ótimas perspectivas para a nossa instituição", afirma Glaucio Erlei de Souza, gerente de TI do HNSG.
Evolução das operações
Desde o início da utilização do sistema, as atividades no HNSG evoluíram e melhoraram de forma bastante significativa. A inserção de informações no sistema passou a ser feita uma única vez, por exemplo. "O setor que recebe os documentos faz a digitação, e os demais setores integram esta informação em suas atividades de maneira prática e reduzindo a possibilidade de erros ou enganos", explica Souza.
Para ele, a instituição ganhou agilidade nos processos, algo que concedeu à equipe administrativa maior tempo para análise dos resultados e desenvolvimento dos relatórios de apoio a decisões. "Esta integração entre as áreas, que foi proporcionada pela solução, permite que tenhamos uma visão holística dos processos, ficando mais fácil corrigir a rota quando necessário", complementa.
O sistema da web oferece o Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP), aplicativo que trabalha de forma integrada e facilita a rotina dos profissionais de saúde. Essa funcionalidade, aliás, foi um dos pré-requisitos cruciais para a decisão de sua instalação no Hospital Nossa Senhora das Graças. O sistema deveria ser intuitivo e de fácil manuseio, para garantir a adesão dos médicos.
Segundo Souza, fazer com que os médicos utilizem o sistema de prontuário eletrônico é uma tarefa complexa, principalmente quando se trata de um hospital com corpo clínico aberto, como é o caso do HNSG. "Isso porque os médicos circulam em vários hospitais e têm contato com diversos sistemas diferentes. Mas hoje contamos com mais de 80% de adesão dos nossos médicos à prescrição eletrônica, o que reafirma a qualidade e controle oferecidos pelo sistema Tasy", comemora o executivo.
O setor de faturamento foi a parte que mais se beneficiou com a utilização da solução. "A área de faturamento é bastante complexa no âmbito hospitalar, visto que depende 100% dos demais setores da instituição para desenvolver as suas atividades. Além disso, o setor de saúde sofre mudanças praticamente diárias impostas por operadoras de planos de saúde e pelos órgãos governamentais. Os parâmetros existentes no sistema Tasy fazem com que os usuários cometam menos equívocos, e os processos tornam-se mais ágeis e confiáveis", afirma Daniela Weber, diretora comercial do HNSG.
Outro beneficio foi a implantação, em 2010, do Sistema de Cotação On-line, uma ferramenta que permite a compra eletrônica de mercadorias. Nesse ambiente, fornecedor tem a possibilidade de registrar os preços de seus produtos, através de uma senha disponibilizada pelo hospital, e o encerramento da compra ocorre quando o hospital analisa as cotações e emite um comando para o sistema automatizar a geração das ordens de compras para aos fornecedores vencedores. Com o sistema, Daniela Weber diz que tanto o hospital quanto os seus fornecedores conseguem reduzir os custos das transações comerciais, ao mesmo tempo em que reduzem o tempo das cotações.

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