YouTube assina novos acordos de direitos autorais na França

0

O site de compartilhamento de vídeos YouTube assinou nesta quinta-feira, 23, acordos com três representantes de direitos autorais de roteiristas, produtores e diretores na França. Agora, o serviço de vídeos do Google terá que pagar os autores afiliados à ADAGP, associação das artes visuais, SACD, que reúne os autores de teatro, literatura e de audiovisual, e a SCAM, entidade dos produtores de audiovisual, toda vez que seus vídeos forem vistos por internautas naquele país.
Segundo os acordos, todos os profissionais envolvidos na criação dos vídeos terão direito a parcela da receita obtida pelo pagamento ao YouTube. Os acertos envolvem produções para televisão, cinema e teatro, mas os detalhes, como o percentual da receita e a quantia que deve ser paga pelo serviço de vídeos, ainda não foram definidos.
Na opinião do diretor geral do SCAM, Herve Rony, o acordo é um marco do reconhecimento de que as novas plataformas de distribuição também podem criar valor para os artistas e produtores. Já para a diretora da ADAGP, Christiane Ramonbordes, o acerto foi uma medida "pragmática" para permitir que os produtores de conteúdo tenham seus trabalhos reconhecidos financeiramente.
Recentemente, o YouTube assinou acordo semelhante com a Sacem, outra entidade francesa de proteção de direitos autorais de artistas. Este, no entanto, envolve apenas vídeos relacionados a músicos e compositores (veja mais informações em "links relacionados" abaixo).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.