A Telit, fornecedora de tecnologias e serviços de Internet das Coisas (IoT), anunciou nesta quinta-feira, 26, o fechamento de acordo comercial de módulos celulares para dois fornecedores da área automotiva, cujos nomes não foram revelados, que devem totalizar até US$ 33 milhões em receita e contribuir para que alcance um volume maior de entregas em 2018 para os Estados Unidos, Alemanha, Japão, China e Coréia. Ao todo, a multinacional italiana fechou contratos no valor total de US$ 220 milhões no segmento automotivo.
Os módulos selecionados serão responsáveis por fornecer funcionalidades como eCall e Era-Glonass para os modelos de automóveis vendidos na Europa e na Rússia. As funcionalidades visam combinar as comunicações móveis com posicionamento por satélite. A empresa também irá oferecer módulos para fornecedores nos EUA e no Japão para uma série de automóveis japoneses e americanos.
A partir de abril de 2018 será obrigatório o uso do eCall em todos os veículos na Europa. O sistema funciona como um serviço de chamada de emergência, que foi desenvolvido pelo governo europeu em colaboração com o russo (Era-Glonass). O objetivo é agilizar o tráfego e diminuir acidentes rodoviários em todas as regiões.
O sistema é ativado no carro e possui uma detecção automática de colisão e acidente, ampliada pela conexão via celular e tecnologias de localização GNSS (sistema global de navegação por satélite). No caso de um acidente, o sistema do carro alerta automaticamente o cetro de serviços de emergência. As atividades também incluem um botão de pânico para os motoristas utilizarem em caso de roubo relacionado ao automóvel.
"Todos os nossos módulos automotivos de última geração são idealizados para projetos mundiais. É uma validação da estratégia que temos para a indústria automotiva do segmento OEM", diz Oozi Cats, CEO da Telit, acrescentando que os módulos automotivos da empresa são desenvolvidos e fabricados em conformidade com as normas ISSO TS16949 específicas de qualidade.