IHM Stefanini e Hidroferti lançam plataforma de produtos e serviços para o segmento agrícola

0

Dados recentes divulgados pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), da Esalq/USP, mostram que a agroindústria brasileira continua se recuperando, com aumento de volumes, o que estimula a demanda por serviços e outros setores econômicos.

A IHM Stefanini, do Grupo Stefanini, anuciou uma joint venture com a Hidroferti, empresa que se dedica à geração de soluções tecnológicas para o gerenciamento e monitoramento do processo de produção agrícola. E a parceria já começa com o lançamento do Hydrocontroll – a primeira plataforma de produtos e serviços que engloba todo o segmento agrícola, implantada com o uso de tecnologias como inteligência artificial, machine learning, automação e robótica, além de softwares de gestão e aquisição de dados para tomada de decisão.

O Hydrocontroll utiliza sistema de gestão e inteligência conectado às áreas irrigadas, responsável por gerenciar dados sobre as necessidades hídricas das plantas e informações agrometeorológicas, além de otimizar o consumo de energia.

Com alinhamento sustentável, o projeto prevê economia de água e energia, incluindo o fator segurança, tão necessário na tomada de decisão, tendo ainda benefícios indiretos como menores perdas de fertilizantes, redução da incidência de doenças em plantas e aumento de produtividade.

As vantagens para o produtor agrícola são muitas e a plataforma Hydrocontroll pode ser aplicada para várias culturas (milho, soja, algodão, café, frutas, entre outros) em áreas de qualquer extensão, sejam elas em dimensão de média e de grande produção.

A plataforma engloba três módulos. O monitoramento de dados relevantes para a irrigação, tais como a umidade do solo, chuvas localizadas, microestações metereológicas, sensores de molhamento foliar (período em que as folhas permanecem molhadas) e de temperatura das plantas.

Outro módulo realiza o monitoramento de variáveis de campo tanto para temperatura de solo quanto para a umidade de solo. Neste caso, apresenta o resultado real como complemento e corretor dos modelos de cálculo do método analytics, além de monitorar o movimento de água no solo.

Também conta com o módulo que completa a automação dos equipamentos, com acesso remoto, atuando de forma integrada aos demais módulos, com ligamento e desligamento dos equipamentos totalmente automatizados, de acordo com as informações processadas. O sistema Hydrocontroll conta com pivôs centrais, que permitem a irrigação das áreas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.