Devido a legislação municipal atualizada, a cidade de Uberlândia (MG) já está preparada para permitir que o 5G seja implementado. Não há nenhum impeditivo para instalação de antenas e outros equipamentos tecnológicos, graças a leis como a de Uso e Ocupação do Solo (Lei 525/2011). Segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Uberlândia é o único município de Minas Gerais com legislação aderente às melhores práticas para expansão da infraestrutura de telecomunicações.
Outras cidades também desburocratizaram suas leis sobre o tema, como Porto Alegre (RS), São Caetano do Sul (SP), Brasília (DF) e Campo dos Goytacazes (RJ). No entanto, Uberlândia se destaca pelo tempo em que atualizou sua legislação para a infraestrutura de antenas, ainda em 2011. A atualização foi parte da visão do Executivo de que a norma até então em vigor dificultava a ampliação do setor de telecomunicações, e decidiu-se seguir normativas federais.
A administração municipal agora aguarda a divulgação do cronograma de início dos trabalhos por parte das operadoras que arremataram os lotes que atenderão à cidade. Além das operadoras móveis TIM, Vivo e Claro, que adquiriram lotes de abrangência nacional, a Algar Telecom também poderá prover 5G na cidade. A operadora ainda adquiriu licenças para operar o 26 GHz (para operações fixas de 5G) na região do Triângulo Mineiro, da qual a cidade faz parte.
Uberlândia também é a primeira do ranking nacional Cidades Amigas da Internet de 2021, que aponta a cidade como a que melhor estimula às telecomunicações.