Fiserv automatiza instalação de Pix por aproximação no varejo

0

A Fiserv, fornecedora de tecnologia de pagamentos e serviços financeiros, inicia em dezembro o piloto de sua solução de Pix por aproximação para que os estabelecimentos comerciais possam se adequar ao novo meio de pagamento. O Pix por aproximação promete agilizar e simplificar a jornada de pagamentos no país e, seguindo a agenda do Banco Central (Bacen), deve ser oferecido a todos os consumidores brasileiros a partir de 28 de fevereiro de 2025.

Todos os varejistas e provedores de serviços clientes do SiTef (Solução inteligente de Transferência Eletrônica de Fundos), hub integrador de transações da Fiserv, poderão atualizar seus sistemas para a nova tecnologia em poucos passos, sem alterar a forma como recebem pagamentos.

A solução também estará disponível para os parceiros de automação e para os clientes de adquirência da Fiserv, incluindo dos POSs (sigla em inglês para Point of Sales, ou terminais de pagamento) Bin, Sicredi, azulzinha da CAIXA e as subadquirentes.

A nova modalidade de Pix permite que os consumidores realizem pagamentos apenas aproximando o celular da maquininha, o que torna o processo muito mais rápido. Segundo dados de transações realizadas no SiTef, enquanto uma transação de Pix via QR Code leva em média 40 segundos para ser concluída, a expectativa com o Pix por aproximação é que esse tempo diminua para aproximadamente 15 segundos, aumentando a conveniência para consumidores e para os próprios varejistas.

"Um dos desafios mais constantes da experiência com Pix atualmente é a demora das transações, fazendo com que o processo tenha de ser reiniciado devido ao timeout. O lançamento do Pix por aproximação é um passo crucial para tornar os meios de pagamento mais rápidos e práticos. Estamos comprometidos em contribuir cada vez mais para a inovação e eficiência no setor de pagamentos no Brasil", afirma Rodrigo Climaco, vice-presidente de Desenvolvimento de Negócios da Fiserv no Brasil.

Para o consumidor, a experiência de uso do Pix por aproximação será intuitiva e prática: basta abrir a carteira digital, clicar em Pix por aproximação, autenticar via biometria e aproximar o smartphone do dispositivo de captura da transação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.