A Fiserv, fornecedora de tecnologia de pagamentos e serviços financeiros, inicia em dezembro o piloto de sua solução de Pix por aproximação para que os estabelecimentos comerciais possam se adequar ao novo meio de pagamento. O Pix por aproximação promete agilizar e simplificar a jornada de pagamentos no país e, seguindo a agenda do Banco Central (Bacen), deve ser oferecido a todos os consumidores brasileiros a partir de 28 de fevereiro de 2025.
Todos os varejistas e provedores de serviços clientes do SiTef (Solução inteligente de Transferência Eletrônica de Fundos), hub integrador de transações da Fiserv, poderão atualizar seus sistemas para a nova tecnologia em poucos passos, sem alterar a forma como recebem pagamentos.
A solução também estará disponível para os parceiros de automação e para os clientes de adquirência da Fiserv, incluindo dos POSs (sigla em inglês para Point of Sales, ou terminais de pagamento) Bin, Sicredi, azulzinha da CAIXA e as subadquirentes.
A nova modalidade de Pix permite que os consumidores realizem pagamentos apenas aproximando o celular da maquininha, o que torna o processo muito mais rápido. Segundo dados de transações realizadas no SiTef, enquanto uma transação de Pix via QR Code leva em média 40 segundos para ser concluída, a expectativa com o Pix por aproximação é que esse tempo diminua para aproximadamente 15 segundos, aumentando a conveniência para consumidores e para os próprios varejistas.
"Um dos desafios mais constantes da experiência com Pix atualmente é a demora das transações, fazendo com que o processo tenha de ser reiniciado devido ao timeout. O lançamento do Pix por aproximação é um passo crucial para tornar os meios de pagamento mais rápidos e práticos. Estamos comprometidos em contribuir cada vez mais para a inovação e eficiência no setor de pagamentos no Brasil", afirma Rodrigo Climaco, vice-presidente de Desenvolvimento de Negócios da Fiserv no Brasil.
Para o consumidor, a experiência de uso do Pix por aproximação será intuitiva e prática: basta abrir a carteira digital, clicar em Pix por aproximação, autenticar via biometria e aproximar o smartphone do dispositivo de captura da transação.