Estudo destaca robustez e grande espaço para crescimento da publicidade digital brasileira

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    A crescente penetração da Internet e o aumento constante da renda familiar produziu reflexos nos orçamentos destinados à publicidade digital no Brasil. Os gastos nessa área dobraram entre 2010 e 2012, comportamento que deverá se repetir entre 2012 e 2016, de acordo com novo relatório da empresa de pesquisa e consultoria nova-iorquina eMarketer.

    Denominado Brazil Digital Ad Spending: A Growing Consumer Base Lures Marketers Online, o relatório indica que o crescimento acelerado deve-se em parte à relativa juventude da população online do país e sua ainda pequena base de anunciantes digitais. Além disso, uma crescente classe média estaria ajudando a atrair anunciantes para o espaço digital.

    A consultoria lembra que a IAB Brasil estima que os gastos com publicidade online irão aumentar para 13,7% dos gastos totais com anúncios em 2012, dando à internet a segunda maior fatia de mercado de mídia no Brasil e empurrando os jornais para o terceiro lugar.

    Para 2012, o total projetado de gastos de mídia variam de US$ 15,5 bilhões para US$ 20,3 bilhões. A ZenithOptimedia estima que o país tomará o lugar do Reino Unido como quinto maior gastador em 2014.

    A crescente mobilidade também estimulará o mercado de publicidade digital no Brasil, segundo os analistas da eMarketer. Eles ressaltam que a penetração da internet móvel no pais cresceu de forma explosiva em 2011 e manteve o ritmo de expansão acelerada em 2012.

    O salto no consumo de smartphones entre 2010 e 2011 resultou em forte aumento nos gastos de publicidade móvel, que em 2012 atingiram US$ 24,6 milhões, ou 1,2% dos gastos totais com anúncios digitais no país. A eMarketer prevê que essa fatia móvel dos gastos brasileiros com publicidade digital chegará a 4,9% em 2016, totalizando US$ 198,3 milhões.

    Por fim, os pesquisadores lembram que, mesmo com o crescimento econômico do Brasil e maior acesso de sua população à internet, a fatia dos gastos com anúncios digitais, em relação ao gasto total no pais com publicidade, é de apenas cerca de metade da média mundial.

     

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