10 tendências para a cobrança digital e omnicanalidade em 2024

0

Nos últimos três anos, a transformação digital foi imensa, em parte acelerada pela pandemia da Covid-19. Diversos setores foram impactados por essa mudança, e o segmento de cobrança, que já vinha desde o início da década de 2000 expandindo o uso de dispositivos móveis e facilitando o acesso à comunicação instantânea com os credores, foi um dos que mais se reinventou. Tudo começou com o SMS, que substituiu as cartas de cobrança, reduzindo assim os custos operacionais.

Agora, as operações cada vez mais digitais nos leva para a realidade da omnicanalidade, que permite utilizar canais de acordo com a preferência ou necessidade dos clientes. Mas o que vem pela frente? Compartilho aqui as tendências da cobrança digital para 2024 e as  melhores práticas que observo no mercado:

1. Mais Automatização e integração com Inteligências Artificiais:

A IA já conquistou seu lugar  na cobrança e, sem dúvida, teremos uma maior integração da IA para melhorar, scripts e a eficiência nas operações de cobrança, por exemplo, incluindo chatbots mais avançados e automação de processos.

2. Hiperpersonalização das interações:

Implementação de estratégias de cobrança mais personalizadas e utilizando dados analíticos e do open finance para determinar abordagens de acordo com o perfil e comportamento do devedor, inclusive direcionando melhores condições de ofertas e negociações.

3. Finalmente maior uso das Redes Sociais:

O uso de redes sociais já existe, porém ainda de forma tímida. Sem dúvida, veremos em 2024 a expansão da presença nas redes sociais para oferecer suporte e interagir com os devedores, tornando a cobrança mais acessível e transparente.

4. Ainda mais Pagamentos Instantâneos:

Segundo levantamento da Febraban, no primeiro semestre de 2023, o PIX foi de longe o meio de pagamento mais utilizado pelo brasileiro, representando 93% de todas as transações bancárias, ficando a frente de cartão de crédito, débito, TED/DOC/TEC, cheques e boletos. Para 2024, veremos a adoção de pagamentos instantâneos de forma mais ampla, proporcionando aos devedores opções de pagamento mais rápidas e convenientes.

5. Ganhos em Segurança:

A digitalização, ao mesmo tempo que oferece benefícios, traz junto a incidência de fraudes e muitos golpes. Portanto, os  investimentos em tecnologias de segurança para proteger informações sensíveis durante as operações de cobrança e no processo de pagamentos, ou  ainda na identificação do número do contato da cobrança estarão em alta.

6. Experiência do Usuário Aprimorada:

Cada vez mais o conceito da omnicanalidade permitirá que o cliente seja o dono e o orquestrador da sua experiência junto às plataformas de cobrança digital, a omnicanalidade deixará de ser uma opção e passará a ser uma necessidade.

7. Analytics Preditiva e Análise de Sentimentos:

Algo já iniciado em anos anteriores, porém utilizado de forma tímida, são os recursos de  análises preditivas que permitem  antecipar comportamentos de pagamento e análise de sentimentos para compreender as emoções dos devedores durante as interações digitais.

8. Colaboração com Fintechs:

Fintechs  e empresas de cobrança trabalharão em conjunto para aproveitar as inovações tecnológicas emergentes e melhorar os processos de cobrança.

9. A necessidade de aderir a novas regulamentações:

O ano de 2023 trouxe novas regulamentações a fim de garantir uma melhor qualidade nas interações entre o credor e o devedor. A atenção à conformidade regulatória em operações de cobrança digital deve ser ainda maior, em especial com a implementação de tecnologias que garantam a conformidade com normas de privacidade e segurança.

10. Expansão da Omnicanalidade:

Como já reforçado acima, o crescimento na integração de diversos canais de comunicação para criar uma experiência verdadeiramente omnicanal, permitindo que os devedores escolham o canal de sua preferência para interações.

Importante dizer que vivemos um momento de altas transformações e do surgimento de novas tendências que sem dúvida nenhuma trarão ainda mais novidades no mundo digital. A única certeza é que a digitalização é um novo momento e somente crescerá nos próximos anos.

Eduardo Tambellini, Consultor de Negócios da FICO.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.