A partir de fevereiro, a Caixa Econômica Federal (CEF) estará colocando em operação nove novas autoridades registradoras de certificados digitais ? oito no estado de Pernambuco e uma na cidade de Maceió. Esta última é a primeira no estado de Alagoas e é resultado do convênio firmado entre o governo estadual e a CEF para modernizar os processos da administração pública por meio do uso do certificado digital.
Segundo o gerente operacional da Gerência Nacional de Segurança da Informação, Tibério Loureiro, a criação de novas autoridades registradoras se deve ao fato de a CEF estar expandindo o serviço para atender à demanda que vem crescendo. Loureiro acrescenta que, em 2006, a instituição espera oferecer esse serviço em 800 agências em todo país. Até 2007, a proposta é estender a emissão de certificados digitais a todas as suas unidades ? aproximadamente 2,1 mil.
A Caixa Econômica Federal está credenciada pela ICP-Brasil (infra-estrutura de chaves públicas brasileira) para trabalhar como autoridade certificadora desde novembro de 2001. Hoje, já conta com 75 agências trabalhando como autoridade registradora e emite cerca de 500 certificados por mês. Segundo a CEF, Pernambuco e o Distrito Federal são as localidades onde esse serviço é mais requisitado.