A operadora de telefonia móvel Orange, da France Telecom, anunciou que completou com sucesso a primeira ligação baseada nas tecnologias UMTS e HSDPA, na freqüência de 900 MHz, feita em conjunto com a Nortel e a Qualcomm. O espectro de 900 MHz viabiliza a prestação de serviços sem fio de banda larga em zonas rurais como mobile TV, vídeo sob demanda, videotelefonia e outros serviços do tipo DSL.
As chamadas HSDPA, com velocidade de transmissão de dados de 3,6 Mbps, foram completadas com equipamentos de infra-estrutura da Nortel, aparelhos de telefonia móveis baseados no chipset Mobile Station ModemT MSM6280T da Qualcomm e a freqüência de 900 MHz da Orange.
"O uso do padrão UMTS na freqüência de 900 MHz é uma solução que complementa os atuais serviços 3G da Orange, que poderá oferecer acesso sem fio à Internet em altas velocidades, tanto em zonas rurais quanto urbanas com diferentes características geográficas", afirmou Vivek Badrinath, vice-presidente executivo da área de produtos, tecnologia e inovação do grupo Orange.
As inovações feitas pela Nortel, com objetivo de aumentar a eficiência espectral, segundo a Orange, foram fatores determinantes para liberar espectro na freqüência de 900 MHz, conferindo à operadora a capacidade de implantar a tecnologia WCDMA nessa banda.
As três empresas planejam demonstrar essa capacidade de transmissão no Congresso Mundial 3GSM, a ser realizado em Barcelona em fevereiro.