Orange completa primeira ligação WCDMA em 900 MHz

0

A operadora de telefonia móvel Orange, da France Telecom, anunciou que completou com sucesso a primeira ligação baseada nas tecnologias UMTS e HSDPA, na freqüência de 900 MHz, feita em conjunto com a Nortel e a Qualcomm. O espectro de 900 MHz viabiliza a prestação de serviços sem fio de banda larga em zonas rurais como mobile TV, vídeo sob demanda, videotelefonia e outros serviços do tipo DSL.

As chamadas HSDPA, com velocidade de transmissão de dados de 3,6 Mbps, foram completadas com equipamentos de infra-estrutura da Nortel, aparelhos de telefonia móveis baseados no chipset Mobile Station ModemT MSM6280T da Qualcomm e a freqüência de 900 MHz da Orange.

"O uso do padrão UMTS na freqüência de 900 MHz é uma solução que complementa os atuais serviços 3G da Orange, que poderá oferecer acesso sem fio à Internet em altas velocidades, tanto em zonas rurais quanto urbanas com diferentes características geográficas", afirmou Vivek Badrinath, vice-presidente executivo da área de produtos, tecnologia e inovação do grupo Orange.

As inovações feitas pela Nortel, com objetivo de aumentar a eficiência espectral, segundo a Orange, foram fatores determinantes para liberar espectro na freqüência de 900 MHz, conferindo à operadora a capacidade de implantar a tecnologia WCDMA nessa banda.

As três empresas planejam demonstrar essa capacidade de transmissão no Congresso Mundial 3GSM, a ser realizado em Barcelona em fevereiro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.