Confirmando os recentes rumores de que lançaria um tablet PC, a Apple apresentou nesta quarta-feira, 27, o iPad, um aparelho que está entre o iPhone e os computadores Macintosh. O aparelho será lançado no mercado americano em março e custará a partir de US$ 499.
Embora tenha um sistema operacional similar ao do iPhone, o novo dispositivo se aproxima mais de um PC, por rodar aplicativos. Ele permite ao usuário acessar a internet, ver vídeos e fotos, ouvir música, ler livros eletrônicos, jogar e instalar aplicativos , tudo por meio de uma tela de 9,7 polegadas sensível ao toque (touch screen).
Classificado por Steve Jobs, executivo-chefe da Apple, como "mágico e revolucionário", o novo gadget possibilita ainda acesso à loja de aplicativos on-line na App Store e de música ao iTunes, para comprar músicas, filmes, episódios de programas de TV e agora livros digitalizados.
O iPad, no entanto, não foi desenvolvido para operar nada próximo a um netbook, mas para complementar os PCs maiores. Além de saída USB para carregar a bateria, o iPad tem conectividade 3G e não está bloqueado para nenhuma operadora, apesar de nos EUA estar sendo vendido pela operadora AT&T, mas sem contrato de fidelidade. Ainda não se sabe como SIMCards de outras operadoras poderão ser utilizados no iPad.
A Apple também anunciou um kit de desenvolvimento de software (SDK, na sigla em inglês) para a criação de aplicativos para o iPad, que vem com um simulador para rodar os aplicativos no Mac. O SDK ainda possui uma ferramenta para criar programas universais para o iPod, iPhone e agora iPad.
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