Apesar da crise financeira que vem assolando a zona do euro desde o ano passado, agravada recentemente com a revelação do endividamento sobre PIB de muitas nações do continente, a Software AG, fabricante alemã de software para infraestrutura de negócios, registrou um crescimento sólido em 2010. Mas a razão do resultado positivo se deveu ao bom desempenho nos maiores mercados das Américas, principalmente no Brasil e nos Estados Unidos.
Informe de balanço divulgado nesta quinta-feira, 27, mostra que as vendas no mercado brasileiro e americano tiveram participação decisiva nos resultados do primeiro semestre de 2010, além de terem impulsionado o caixa da companhia no segundo semestre.
O lucro líquido no ano passado totalizou 175,6 milhões de euros (o equivalente a US$ 240,5 milhões), um crescimento de 24,6% em relação aos 140,9 milhões de euros apurados no ano anterior. O ganho por ação foi de 6,18 euros, ou US$ 8,44. A receita contabizou 1,1 bilhão de euros (US$ 1,5 bilhão), alta de 30% frente aos 847,3 milhões registrados em 2009.
No ano passado, a maior parte da receita (418,6 milhões de euros) veio da venda de serviços profissionais, seguida por serviços de manutenção (369,4 milhões de euros) e venda de software (327,3 milhões de euros). Em 2009, a maior receita veio de manutenção (310 milhões de euros).
No quarto trimestre de 2010, o lucro líquido da Software AG foi de 64,6 milhões de euros (US$ 88,2 milhões), 34% acima do ganho de 48,1 milhões de euros apurados no último trimestre do ano anterior. O ganho por ação foi de 2,28 euros, ou US$ 3,12. A receita no período foi de 326,6 milhões de euros (US$ 447,4 milhões), crescimento de 12% na comparação com a receita de 292,1 milhões de euros apurada no mesmo trimestre de 2009.
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