Cerca de um terço das empresas (27%) já usa ou planeja utilizar aplicações de business intelligence (BI) baseadas em computação em nuvem (cloud computing) neste ano, de acordo com relatório do Gartner. As aplicações se referem a linhas específicas de negócio ou áreas-chave. A pesquisa foi feita com 1.364 gerentes e usuários de plataformas de BI ao redor do mundo no último trimestre do ano passado.
O levantamento revela também que apenas 17% das empresas substituíram ou planejam trocar suas ferramentas de BI por ofertas basedas em cloud computing. "Os usuários corporativos se frustram com ciclos de substituição, custos, infraestrutura e processos de atualização complicados das soluções de BI", analisa o diretor de pesquisa do Gartner James Richardson. Segundo ele, a computação em nuvem oferece uma alternativa fácil para esses problemas, mas o mercado ainda está incerto quanto aos resultados que esse conceito pode trazer para a área de BI.
Em outro relatório da consultoria, divulgado no início do mês, a computação em nuvem foi apontada como solução para apenas 3% do segmento de BI. O Gartner aponta, porém, três principais razaões para o uso da computação em nuvem em aplicações de BI: ganho de tempo, preocupação com custos e falta de experiência nessa área de TI. O cenário mais provável de uso do BI em nuvem é por médias empresas que nunca antes trabalharam com soluções de BI, em vez da troca de plataformas já existentes.