O Sem Parar, empresa de meio de pagamentos, adotou as soluções de dados da Pure para aumentar a produtividade da equipe e melhorar a experiência dos clientes. A tecnologia da aprimorou os recursos estratégicos de tomada de decisões da equipe de Business Intelligence (BI) do Sem Parar, com agilidade na ampliação de armazenamento de dados para que a empresa possa continuar investindo tempo na expansão de seus negócios.
Com base em Osasco, na região metropolitana de São Paulo, a empresa transformou o processo de pagamento de pedágio de veículos, eliminando filas de carros e reduzindo o tráfego por meio de cancelas automatizadas. Com 5 milhões de clientes e operações em todos os Estados brasileiros com rodovias pedagiadas, nos últimos dois anos a empresa expandiu seus negócios e atualmente opera em mais de 1.300 estacionamentos, 650 postos de gasolina e atende a 300 lojas McDonald's no serviço drive-thru. Além disso, existem mais de 700 pontos de autoatendimento e, no segundo semestre deste ano, a Sem Parar estreou como modalidade de pagamento para redes de lava-rápido.
O principal desafio do Sem Parar era o impacto na área de BI, onde a carga no ambiente de armazenamento foi mais sentida. A empresa queria uma experiência moderna em dados para aumentar a agilidade e a entrega de inteligência, e a tecnologia totalmente flash emergiu como um fator decisivo no suporte ao projeto de transformação digital. Após uma série de testes e avaliações de vários fornecedores, o Sem Parar escolheu o FlashArray da Pure Storage. Em duas semanas, o processo de virtualização total do ambiente foi concluído, sem interrupção ou tempo de inatividade, trazendo resultados imediatos.
"Ao eliminar os gargalos de BI, reduzir o tempo de resposta e atingir uma taxa de redução de dados de 4:1 para remover duplicatas e aliviar a carga de dados pela metade, obtivemos um desempenho muito superior ao que tínhamos", explica Marcelo Maluta, gerente de Infraestrutura e Serviços no Sem Parar. "Estamos constantemente evoluindo nosso modelo de negócios para garantir que os clientes aproveitem cada vez mais a tecnologia, de forma que o meio de pagamento seja um facilitador, não um obstáculo ou perda de tempo", complementa o executivo.
Desde a implementação da Pure, os gargalos de BI foram eliminados, o tempo de execução foi reduzido de 11 horas para 4 horas, resultando em maior produtividade e valor comercial. O tempo de resposta de aplicações também foi reduzido de 15 milissegundos para menos de 1 milissegundo, com latência de acesso 10 vezes menor, quadruplicando o desempenho do armazenamento de informações.