Um novo estudo da Juniper Research constatou que o número global de assinantes de roaming vai chegar a 1,1 bilhões até 2024; passando de 900 milhões em 2020. Isso representa um crescimento de 28% nos próximos quatro anos.
O novo estudo, Roaming por atacado: tecnologias emergentes e previsões de mercado 2020-2024, prevê que o modelo de roaming por atacado será crucial para atenuar as ameaças do alto tráfego de dados gerado por tecnologias emergentes, como 5G e RCS (Rich Communication Services). O roaming por atacado envolve as operadoras que acordam acordos bilaterais que garantem o uso das redes umas das outras para os assinantes. Esses acordos incluem custos pré-acordados e uso justo de serviços de voz, SMS e dados em roaming.
Políticas para roaming 5G e RCS
A pesquisa prevê que os acordos de roaming por atacado existentes precisarão ser alterados para acomodar grandes quantidades de tráfego de dados gerado por conexões 5G. Ele instou as operadoras a se concentrarem em garantir que as políticas de uso justo refletissem o aumento previsto no tráfego de celular ou corressem o risco de uma baixa qualidade da experiência do usuário nas redes visitadas para assinantes móveis.
Prevê-se também que o RCS coloque pressão adicional sobre as operadoras que oferecem serviços de roaming. O autor da pesquisa, Sam Barker, observou que "até o final de 2020, haverá mais de 270 milhões de usuários de mensagens RCS. Para manter uma experiência do usuário de alta qualidade, os acordos de roaming por atacado devem ser expandidos para incluir o RCS ou os operadores correm o risco de perder tráfego para os aplicativos de mensagens OTT".
Receita de roaming no atacado deve ultrapassar US$ 41 bilhões até 2024
O relatório também prevê que as operadoras aumentarão a adoção do modelo de roaming por atacado devido à sua capacidade de atualizar rapidamente as políticas de uso e roaming. Até 2024, a Juniper Research prevê que 20% das conexões móveis de roaming serão atribuídas a smartphones compatíveis com 5G. Posteriormente, ele prevê que a receita de roaming no atacado, incluindo voz, mensagens e roaming de dados chegará a US $ 41 bilhões em 2024, passando de US $ 37 bilhões em 2019.