Assespro pede regulamentação da LGPD no Dia Internacional da Proteção de Dados

1

O megavazamento de dados que expôs o CPF, fotos, endereço e telefone de mais de 223 milhões de brasileiros, tornado público na semana passada, só reforça a necessidade da regulamentação urgente da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), que está em vigor desde setembro de 2020.

Nesta quinta-feira , 28, é comemorado o Dia Internacional da Proteção de Dados e, representante de mais de 3.500 empresas do setor de TI, a Federação Assespro alerta que ainda faltam 153 pontos para serem regulamentados para que a LGPD funcione na prática. "Sem a regulamentação da LGPD não é possível determinar quem é o responsável pela investigação, nem há regras claras para se fazer isso. Se a LGPD estivesse em pleno vigor, um caso como esse não poderia passar sem investigação", afirma Italo Nogueira, presidente da Assespro Nacional.

Entre esses pontos está a definição do que fazer com a base de dados legados, que são os dados obtidos antes da lei entrar em vigor, e como integrá-los à LGPD.

Outro ponto importante, que foi proposto pela Assespro, é o tratamento diferenciado das exigências para pequenas e médias empresas. "A lei diz que as pequenas e médias empresas terão tratamento diferenciado, mas não diz como será. Isso é importante para que as empresas possam se adequar", complementa Italo.

Criada em outubro, a ANPD (Autoridade Nacional de Proteção de Dados) é órgão responsável por regulamentar, construir e fiscalizar a aplicação da LGPD. "O Poder Executivo criou a ANPD com essa função (de regulamentar). Foram nomeados os diretores, mas não se sabe de mais nenhum outro movimento, por enquanto", diz Roberto Mayer, conselheiro da Assespro Nacional.

Segundo Mayer, a falta de regulamentação da lei causará insegurança jurídica, já que as punições para quem descumprir a lei passam a valer a partir de agosto de 2021.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.