Enjoei aprimora processos de engenharia de software com automação e integração da Loonar

1

Em meio ao crescimento de sua plataforma de compra e venda de produtos, o Enjoei, buscava uma forma de otimizar seus processos de engenharia de software. Os principais desafios na área envolviam a descentralização, tanto de ferramentas como da comunicação, e a falta de visibilidade (observability) que prejudicava o aperfeiçoamento das ações de desenvolvimento.

Com o objetivo de melhorar a performance na criação de funcionalidades (features) e projetos, a empresa conta há 5 meses com o apoio da Loonar, startup de soluções em tecnologia, especializada em automação, integração e gestão visual, para aprimorar seus processos.

Desde o início da parceria, a Loonar atuou em várias frentes, com destaque para customização da plataforma de acompanhamento Jira e da ferramenta de trabalho colaborativa Confluence. As atividades da Loonar envolveram criação de processos de agilidade, incluindo upstream/downstream e DevOps, automação e integração das soluções Slack (voltada à comunicação comercial), ferramenta de versionamento de código e Jira, além da gestão visual com ferramentas de planejamento, métricas e roadmaps.

De acordo com Nikolas Lenzi, gerente de agilidade do Enjoei, as ações da Loonar trouxeram mais rapidez aos processos e aumentaram a confiança nas informações disponíveis. "Já utilizávamos o Jira e o Confluence, por exemplo, mas com uma customização muito baixa. A Loonar estruturou uma arquitetura ágil que possibilitou a automatização dos processos,  antes feitos de maneira descentralizada e manual. Com isso, na prática, o time executor passou a ter maior facilidade de acesso e navegação em várias camadas de informação", afirma.

Já a gestão visual, segundo Lenzi, deu à equipe de engenharia mais objetividade e permitiu tomadas de decisão mais rápidas e fáceis, graças à quantidade de dados disponíveis. "A agilidade se baseia em melhoria contínua. Com o acesso fácil às informações, temos um ambiente que promove discussão e colaboração, com mais visões dos profissionais e um senso de participação maior", diz o executivo, que destaca ainda a atuação sob medida da startup. "A equipe da Loonar criou para o Enjoei um modelo único de gestão de agilidade em escala baseada em nossa cultura e necessidade",  sintetiza Lenzi.

"Para nós é uma grande satisfação poder participar da transformação dos processos de engenharia de software do Enjoei e permitir que a empresa escale ainda mais para seguir desempenhando o importante papel que representa hoje no e-commerce nacional. A Loonar está totalmente comprometida em oferecer o conjunto certo de ferramentas para apoiar os processos de cada cliente", afirma Renato Censi, co-fundador e CEO da Loonar.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.