A American Express norte-americana foi a maior vencedora do prêmio Studio Awards, realizado pelo Facebook para destacar as principais campanhas de marketing baseadas em conexões sociais. Os prêmios foram distribuídos em quarto categorias: azul, ouro, prata e bronze.
A marca conquistou a primeira colocação na categoria azul, a principal do prêmio, por campanha que desenvolveu em parceria com a agência Digitas para incentivar as vendas em cerca de 500 mil pequenos estabelecimentos comerciais durante um sábado. A estratégia gerou 2,7 milhões de fãs, que clicaram no botão Curtir.
A única vencedora da América Latina foi a Nike, que conquistou a primeira colocação na categoria bronze com ação sobre a Corrida Rio-SP, produzida pela agência LiveAd. A empresa usou a tecnologia RFID (identificação por rádio-frequência) numa câmera para capturar a passagem de atletas em um tapete e postar a foto automaticamente em página no Facebook.
No total, foram premiadas 11 campanhas representando 10 agências e 7 países. A premiação avaliou mais de mil trabalhos inscritos em outubro passado, considerando o impacto social da campanha, o tipo de interação do público, o uso dos produtos de marketing do Facebook, integração com outras mídias e a escala para compartilhar conteúdo.
Entre os jurados para o prêmio estiveram Mark D'Arcy, do Facebook, e integrantes de grandes agências, como David Sable, da Y&R, e Susan Credle, da Leo Burnett, entre outros.