A importância de ter uma estratégia de marketplace multicanal para crescer o negócio

0

O comportamento dos consumidores mudou nas últimas décadas em todo o planeta, muito disso em razão do desenvolvimento amplo e contínuo da tecnologia e o surgimento de diversas possibilidades no ramo das vendas. Multiplicaram-se, portanto, empresas e ideias, com grande parte delas presentes no ambiente digital, como e-commerces próprios e marketplaces. Alguns números ajudam a ilustrar o crescimento das vendas no e-commerce: o faturamento do segmento em 2022 foi de R$ 169,59 bilhões, diferença de mais de R$ 18 bilhões em comparação com o faturamento de 2021. Os dados são da ABComm Forecast, pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico. Além disso, a expectativa é alta para este ano, já que a estimativa é de um faturamento de R$ 185,7 bilhões.

São diversos os motivos que levam o setor a crescer tanto e de forma contínua. Um deles certamente se dá em razão das vantagens que as vendas digitais trazem aos consumidores e, evidentemente, também aos vendedores. Do lado de quem comercializa, o lançamento de marketplaces importantes no mercado permite que os lojistas aumentem a oportunidade de receita, acessem uma base de clientes mais ampla e também diversa, além de viabilizar a diversificação na estratégia da empresa no campo do comércio eletrônico. Dessa forma, quem vende consegue expandir seu negócio com investimento menor de recursos e também com menor risco.

Tendo em vista que uma empresa aumenta suas possibilidades quando também oferece seus produtos em um marketplace, de que forma é possível construir uma boa estratégia para crescer o negócio? A resposta passa por alguns pontos bem relevantes, como a escolha adequada do canal onde os produtos serão comercializados e a compreensão clara do público-alvo, afinal, é preciso que a companhia seja assertiva na hora de escolher o marketplace onde estão seus potenciais clientes.

Após serem dados os passos de entrada em um marketplace, a empresa pode começar a elaborar sua estratégia multicanal para expandir a marca, fornecer melhores experiências aos clientes e aumentar a conversão nas vendas. Para que esse passo seja dado com sucesso, é necessária muita organização, além de a empresa ter consciência da importância da identidade de sua marca. A presença em marketplaces diferentes exige que a companhia entregue uma qualidade de serviço padronizada, sem qualquer distinção ou prejuízo ao público consumidor. Os integradores de marketplaces são ideais para isso, já que eles gerenciam e automatizam as vendas on-line. As facilidades vão desde a gestão do catálogo de produtos, publicação de anúncios até a emissão de notas fiscais. Ter uma estratégia sólida de marketplace multicanal é, portanto, uma medida eficiente de crescer o negócio para oferecer aos clientes os melhores serviços, experiências e rapidez, item este cada vez mais requisitado diante de um mundo em constante mudança devido à tecnologia

Carlos Alves, um dos precursores do marketplace no Brasil e tem ampla experiência no segmento. Foi Diretor de E-commerce no Magazine Luiza, Diretor Executivo de Produto (CPO), Tecnologia (CTO), Dados & Inovação da Midway Financeira e Lojas Riachuelo, além de atualmente ocupar uma função estratégica na Cielo. Carlos Alves também é diretor do Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo (IBEVAR) e vice-presidente da Associação Brasileira dos Lojistas de E-Commerce (Ablec).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.