Bauducco vai para a nuvem e moderniza manufatura

0

A Bauducco avança em sua jornada de transformação digital ao migrar para nuvem e adotar o SAP MII (Manufacturing Integration and Intelligence) em SAP S/4HANA, uma plataforma de desenvolvimento de aplicações industriais voltada a empresas que desejam extrair o máximo valor do ERP SAP.

Usando inteligência em tempo real habilitada por recursos de produção integrados por computador, a Bauducco ganhou agilidade e flexibilidade nas suas operações de produção. O MII substituiu integralmente o sistema anterior de controle de produção (MES, sigla em inglês para Manufacturing Execution System) alimentado por recursos de Internet das Coisas (IoT) e comunicação entre máquinas (M2M). 

"Manter o nível de excelência em produção pelo qual a Bauducco é amplamente reconhecida e, ao mesmo tempo, buscar maior produtividade e controle das linhas de produção é o tipo de desafio que a nuvem e as novas tecnologias digitais inteligentes foram pensadas para resolver" disse Ellen Bremm, vice-presidente de Digital Supply Chain da SAP Brasil. "Com o uso de ferramentas inteligentes conectadas na nuvem, os gestores têm um nível transformador de visibilidade e controle sobre a produção." 

A empresa, que é familiar, mas tem gestão profissional, conta com cinco fábricas e fez o processo de implementação em fases, por planta e por linha de produção. Já em 2015, a Bauducco começou a realizar mudanças na parte de infraestrutura, promovendo melhorias no datacenter e integrando o MES ao sistema de manutenção industrial. O maior desafio, contudo, veio em 2018, quando a empresa, em fase de crescimento e para seguir seu alinhamento estratégico, precisava contar com a robustez dos sistemas de controle. 

"Tomamos a decisão de mudar o ERP da companhia e passamos para SAP S/4HANA. Fomos um dos pioneiros do S/4 e, em 2018, também demos um passo importante de implementação do Power BI, mantendo conceitos do que é eficiência e quantidade produtiva", relata Edvaldo Bispo, diretor de Tecnologia da Informação da Bauducco. 

Durante o planejamento para a implementação do SAP S/4HANA, a equipe também adotou o SAP MII. "Fizemos uma análise bem criteriosa, analisando tela a tela e optamos pelo SAP MII pela sua integração nativa com o SAP S/4HANA. E porque as telas do SAP MII são mais limpas e intuitivas, o que tornou mais fácil a curva de aprendizado dos mais de 800 colaboradores que tínhamos de treinar", explicou. 

Neste processo, entre 2018 e 2019, a Bauducco viu a necessidade de passar por uma transformação digital. A companhia precisava ter uma infraestrutura que suprisse as necessidades do projeto. Assim, migrou os sistemas para a nuvem. "Fizemos o treinamento para a parte de ferramentas colaborativas e isso foi um ponto importantíssimo, porque o go live foi em abril de 2020, em plena pandemia, o que foi um desafio enorme. Fizemos tudo de forma remota. E, no caso do SAP MII, foi um ramp up suave, porque programamos ligar as linhas de produção planta a planta e não tivemos ruptura de fabricação, nossos estoques estavam abastecidos", detalha Bispo. 

Como o SAP MII é intuitivo, a empresa fez sessões de treinamento gravadas — o que também foi feito para o SAP S/4HANA e foi útil para treinar novos colaboradores. Hoje, a Bauducco tem 7 mil funcionários e, em todo período sazonal, há aumento de pessoal e, por isso, os treinamentos gravados foram de vital importância", complementa Lopes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.