Como a estratégia de Mobile Marketing pode ajudar a impulsionar seu negócio?

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A transformação digital vivenciada na última década mudou definitivamente o comportamento do consumidor. Vivemos uma era em que é possível adquirir diversos tipos de produtos e serviços a qualquer momento e de qualquer lugar. Tudo isso graças ao uso de dispositivos móveis, como tablets e smartphones. Segundo a pesquisa Panorama realizada pela Mobile Time em parceria com a Opinion Box, 93% dos entrevistados afirmam já ter realizado alguma compra pelo celular. Logo, ter um planejamento de marketing voltado para estes aparelhos tornou-se algo indispensável para as marcas que desejam obter taxas de conversão mais altas, aprimorar a experiência do cliente e, consequentemente, ter destaque em seus negócios. 

Para conseguir uma boa performance nas vendas online é importante remover todas as barreiras que podem surgir durante a jornada de compras. Neste sentido, o Mobile Marketing surge como uma excelente estratégia, que utiliza a seu favor as funcionalidades presentes nos dispositivos móveis para o lançamento de campanhas, interação com o público, construção e posicionamento de marca, atendimento ao consumidor, envio de descontos especiais, além de outras ações que buscam estreitar e fortalecer o relacionamento com os clientes. 

Durante todo o processo, os dados dos usuários móveis são cuidadosamente coletados para que você consiga oferecer uma experiência cada vez mais personalizada em todas as etapas da jornada mobile. Podemos trabalhar com diferentes canais, como: websites, mensagens SMS, WhatsApp, e-mails, redes sociais, e outros aplicativos. 

Tenha em mente que os conteúdos precisam ser compatíveis e adaptáveis a vários tamanhos de tela, especialmente tratando-se do website. Além do mais, também é importante verificar a velocidade do carregamento das páginas online, pois caso demore mais que cinco segundos, você poderá perder chances de vendas. Afinal, o consumidor moderno demanda agilidade. 

Outro ponto de alta relevância no Mobile Marketing é a divulgação de campanhas por e-mail. Este é um canal muito utilizado para a captação de leads, capaz de angariar uma forte base de contatos. Ao utilizar uma ferramenta de automação, você pode programar o envio de diferentes conteúdos com títulos chamativos, como sugestões de produtos ou cupons de descontos, e ainda personalizá-los de acordo com o perfil de cada consumidor.

Os aplicativos de mensageria, como WhatsApp, Telegram, Facebook Messenger e Apple Messenger for Business, apresentam um gama de possibilidades para a execução de estratégias segmentadas para este tipo de marketing. A comunicação direta com os clientes, especialmente por meio de canais que estão na palma da mão, tem a vantagem de agilizar as conversas, o que aumenta a eficiência do serviço fornecido. 

Para melhorar ainda mais a utilização destes canais, as empresas podem inserir um chatbot no atendimento ao consumidor. Este recurso automatiza diversos processos, como reservas, status de pedidos, pesquisa de satisfação, e sobretudo, é capaz de conversar com as pessoas e tirar dúvidas a qualquer momento, basta configurar a programação conforme sua necessidade. Os chatbots abrem oportunidades para as marcas aprenderem mais sobre os clientes por meio das interações e coleta de dados, o que gera mais possibilidades de marketing e aumenta o engajamento.

Além de tudo isso, as empresas podem utilizar uma interface de integração omnichannel para alternar o atendimento entre diferentes canais, de acordo com as preferências e necessidades do cliente. Uma estratégia perspicaz abrange vários pontos de contato, e como solução, o marketing omnichannel une chats, mídias sociais, e-mails, e outras plataformas em um só local, o que mantém as informações centralizadas e organizadas para criar uma experiência única ao consumidor.

Como foi possível perceber, investir em campanhas no formato Mobile Marketing apresenta inúmeros benefícios para as marcas que desejam ter um diferencial no mercado. Todavia, lembre-se que sua empresa não é a única a esforçar-se para conseguir a atenção do consumidor por meio desta tática. Portanto, o conteúdo enviado precisa sempre ser bem pensado para ter destaque, ser relevante e possuir um toque personalizado. 

Ronald Bragarbyk, Regional Director Latam da CM.com.

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