Procempa vai usar PLC para desenvolver internet em cidades do país

0

O projeto PLC (Power Line Communication), implantado pela Procempa (Companhia de Processamento de Dados do Município de Porto Alegre) na Restinga, em Porto Alegre, será utilizado para desenvolver a internet nas cidades do Maranhão, Goiás e São Paulo. O anúncio foi feito na segunda-feira (26/3), pelo diretor-presidente da empresa, André Imar Kulczynski, durante assinatura de contrato de adesão à Associação de Empresas Proprietárias de Infra-estrutura e Sistemas Privados de Telecomunicações (Aptel).

Kulczynski adiantou que, no mês de abril, a Procempa realizará os primeiros testes para usar o PLC na implementação de telemedicina no Posto de Saúde Macedônia, da Restinga. Trata-se do intercâmbio de exames médicos pela internet entre unidades de saúde da periferia e grandes hospitais da região central da cidade "A partir de então, a Empresa poderá oferecer uma aplicação da tecnologia envolvendo uma área tão importante como a da saúde", destacou.

A infra-estrutura instalada na Restinga, em dezembro de 2006, é a primeira rede de comunicação e acesso à internet pela linha de energia elétrica do Rio Grande do Sul. Com mais de 3,5 quilômetros, é a maior em extensão do país para fins de inclusão social. Dados, imagens e voz trafegam pela rede elétrica a uma velocidade de 45 megabits por segundo, ou seja, mais de 850 vezes superior à da linha discada.

Em junho de 2007, a Aptel realizará o 8º Seminário Anual do PLC em Porto Alegre. Na ocasião, a experiência da Procempa será apresentada aos participantes. O evento terá como objetivo avaliar o impacto e orientar o uso da tecnologia. Com 17 organizações associadas, a entidade busca criar um ambiente cooperativo e de intercâmbio de informações, estimulando oportunidades por meio das quais as instituições integrantes possam obter elementos para o sucesso dos seus empreendimentos. A Aptel foi criada em abril de 1999 com a finalidade de representar e apoiar seus membros, que incluem empresas de setores como o de energia elétrica, petróleo, gás, ferrovias, rodovias e saneamento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.