A Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro (Softex) e o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), firmaram um convênio para desenvolver ações de cooperação técnica que possam beneficiar a indústria brasileira de software e serviços.
Pelo acordo, assinado por Waldemar Borges, presidente da Softex, José Antônio Antonioni, coordenador-geral da entidade, e Jorge de Paula Costa Ávila, presidente do INPI, a equipe da associação fornecerá informações do setor ao instituto de forma a auxiliá-lo no desenvolvimento de processos que simplifiquem, por exemplo, o registro de software. Questões envolvendo inovação e proteção intelectual também serão contempladas. A equipe da Softex participará dos cursos promovidos pelo INPI e terá acesso a bases de informações do instituto a partir de demandas específicas.
A formalização do convênio, publicada no Diário Oficial da União no dia 14 de março, prevê atividades no período de dois anos e é mais um passo importante no projeto de construção de um Sistema de Informações da Indústria Brasileira de Software e Serviços (SIBSS), um repositório de dados e informações confiáveis sobre o setor.
O sistema Softex é composto pela associação e a rede de agentes regionais, distribuídos por 22 cidades em 13 estados brasileiros, reunindo mais de 1,3 mil empresas associadas.