A WPP, maior grupo de comunicação do mundo, anunciou que irá duplicar os gastos com anúncios no Facebook, passando de cerca de US$ 200 milhões em 2011 para em torno de US$ 400 milhões em 2012. A informação foi transmitida pelo CEO do conglomerado, Martin Sorrell, em evento realizado hoje, 27, por associação norte-americana de agências de publicidade, em Los Angeles (EUA).
Segundo analistas de mercado, o montante reflete o crescente interesse das empresas pelas mídias sociais, em especial pelo Facebook, embora as dúvidas relacionadas com retorno do investimento nessas plataformas continuem em sua maior parte sem respostas satisfatórias. De acordo com o site de notícias MediaPost, o executivo da WPP destacou esse aspecto, afirmando que os processos de medição em plataformas sociais tornam-se uma pressão nos negócios dia após dia.
"Os clientes estão começando a questionar o aspecto da mensuração. Trata-se de uma área muito sexy, e os clientes têm aderido a esmo, porque está na moda fazer isso. Os investimentos atingiram uma escala que chama cada vez mais a atenção dos departamentos de compras e financeiros", teria dito o CEO da WPP.
Segundo ele, a medição de ROI em mídias sociais é a chave para combinar esses ambientes com outras mídias, sejam digitais ou tradicionais. A tarefa tem de envolver profissional capaz de interpretar e analisar o equilíbrio entre os canais, que devem atuar de forma integrada. Na visão do executivo, a tecnologia e as ferramentas analíticas são apenas uma parte da estratégia do grupo. "Queremos andar com nossos próprios pés", afirmou.
No Brasil, as empresas do Grupo WPP atuam nas áreas de propaganda, gerenciamento de investimento de mídia, consumer insights, relações públicas, construção de marcas e identidade, marketing direto, internet e digital, promoções e eventos, ações em pontos de vendas e gerenciamento de banco de dados. Em seu site global, o grupo lista atualmente 55 escritórios no Brasil, a maior parte na capital paulista.