A Symantec decidiu desfazer a aliança com a Huawei, fabricante chinesa de equipamentos de telecomunicações, na Symantec Huawei Technologies, joint venture de soluções de armazenamento de dados, gerenciamento de sistemas e segurança formada por elas em 2007. A fabricante de software antivírus espera concluir a venda dos 49% de participação que tem na empresa nas próximas duas semanas. A Huawei vai pagar US$ 530 milhões pelo controle da companhia.
As negociações entre as duas empresas se estenderam por boa parte do segundo semestre do ano passado, sendo que o anúncio do acordo entre elas foi fechado em novembro. Segundo fontes ouvidas pelo New York Times, a Symantec temia que a aliança com a companhia chinesa a impedisse de obter informações confidenciais do governo dos Estados Unidos sobre ameaças cibernéticas.
Ainda de acordo com a versão online do jornal americano, pessoas ligadas ao assunto afirmaram que a Huawei já teria demitido neste mês vários funcionários de escritórios criados pelas duas empresas e planeja transferir toda a operação para fora dos Estados Unidos.
A empresa chinesa tem enfrentado muita dificuldade com alguns governos, que alegam a questões de envolvendo segurança. Na segunda-feira, 26, por exemplo, a Austrália impediu a Huawei de participar na concorrência pela National Broadband Network (NBN), a rede nacional de banda larga do país, utilizando o argumento da segurnça, de acordo com informações do jornal britânico Financial Times.