Tendências para os serviços gerenciados em 2009

0

1. Economia: O cenário ainda deve piorar antes de se recuperar. A desconfiança do cliente continuará tendo impacto negativo na economia durante o ano de 2009. Entretanto, os Provedores de Serviços Gerenciados (MSP) serão beneficiados, porque poderão ajudar os clientes a alinhar seus custos e a melhorar o desempenho dos sistemas, valendo-se do modelo de serviços gerenciados.

2. Crescimento do mercado de MSPs: O mercado dos Provedores de Serviços Gerenciados continuará a crescer em 2009. Durante períodos de recessão econômica, serviços que agregam valor e melhoram a eficiência são, em geral, os mais cobiçados e sua demanda tende a aumentar. Os Serviços Gerenciados, como negócio, passam por um bom momento e serão uma das principais áreas de investimentos em TI neste ano.

3. Consolidação: Os Provedores de Serviços Gerenciados de pequeno porte que não adotarem estratégias agressivas de conquista e retenção de clientes serão absorvidos por companhias maiores ou perderão clientes para provedores com propostas mais adequadas. Para os MSPs mais competitivos, a consolidação da base de clientes e a maior presença em campo serão vantagens importantes. Absorções e fusões, portanto, devem marcar o mercado de MSPs em 2009.

4. Expansão: Os MSPs mais atentos às tendências de TI expandirão seu portfólio de serviços oferecidos. Ampliar este número é uma boa estratégia para aumentar a presença no cliente. Serviços como o backup gerenciado, antivírus e suporte a diferentes plataformas, como celulares e dispositivos embarcados, abrirão novas fontes de receita para os MSPs durante este ano.

5. Concorrência: Os Provedores de Serviços Gerenciados independentes terão que encarar a concorrência e a promoção também dos OEMs (Original Equipment Manufacturer) em um futuro muito próximo. Empresas de grande porte, como a Dell, irão competir lado a lado com os MSPs nos mercados onde elas estiverem presentes. Os Provedores de Serviços Gerenciados, por sua vez, devem reforçar o relacionamento com seus clientes e buscar se diferenciar pela oferta de serviços personalizados.

6. Mercado: Verticais. Os mercados verticais continuarão sendo os mais importantes em 2009. Esta é, aliás, uma grande oportunidade para os Provedores de Serviços Gerenciados, que podem, assim, criar propostas mais padronizadas, diminuindo mais ainda o seu custo operacional.

7. Inovação: Para ampliar seus negócios, os MSPs continuarão a investir em diferentes ofertas de soluções e serviços, como monitoramento ininterrupto, help desk e serviços básicos de correção.

8. Segurança: A importância de homologações e certificações seguirá crescendo em 2009. É por meio delas que os Provedores de Serviços Gerenciados buscarão se diferenciar e ganhar credibilidade junto aos atuais e futuros clientes.

9. Modelos de entrega: Cloud computing e virtualização devem reduzir a cadeia de fornecimento de serviços de TI. Para evitar investimentos e custos com a implementação de novos sistemas, aumentará o número de empresas adotando infra-estrutura Cloud e plataformas virtualizadas. Seguindo esta tendência, os Provedores de Serviços Gerenciados irão elaborar SLAs voltados especificamente para o gerenciamento desses ambientes.

10. Tecnologia: A automação em TI aumentará a eficiência e a produtividade dos Provedores de Serviços Gerenciados. Os MSPs seguirão, portanto, adotando plataformas integradas para o monitoramento, gerenciamento remoto, gerenciamento de atualizações, manutenção pró-ativa dos sistemas, backup e segurança.

* Guilherme Chaddad é Gerente Regional de Vendas da Kaseya

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.