O Facebook foi absolvido na quinta-feira, 22, da acusação de cobrar os anunciantes por excessivos números de cliques em suas campanhas. Segundo acusação feita junto a uma corte distrital da Califórnia, nos Estados Unidos, a rede social criou mecanismos para forçar os internautas a clicar nos links de propaganda para fazer com que os anunciantes paguem a mais pelo serviço de publicidade.
De acordo com informações do site de notícias especializado em publicidade virtual, Online Media Daily, o modelo de negócio do Facebook gera receita por meio dos cliques em anúncios, e, de acordo com a acusação, o site de relacionamentos deve criar formas de evitar que seus usuários cliquem em anúncios que não os interessam, ou que não queriam clicar, de forma a evitar também que os anunciantes paguem mais do que o necessário.
O juiz do caso, Jeremy Fogel, decidiu que, no caso de peças publicitárias, o Facebook não pode ser responsabilizado pelos links que seus usuários acessam, apenas se eles forem fraudulentos, falsos ou levem a ciberataques, spam e outros.
A ação foi movida em meados do ano passado, quando a RobertZoo e outras agências de publicidade digital reclamaram que o Facebook estava computando cliques demais nos anúncios veiculados em seus serviços. A rede social se defendeu alegando que todos os anunciantes devem concordar com os termos de uso, inclusive com os métodos de contagem do site.
- Decisão