MetLife adota gestão de aplicações e eleva em 30% produtividade da área de TI

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A seguradora MetLife conseguiu um ganho de 30% de produtividade das equipes de TI com a contratação de serviços de sustentação de aplicações. A empresa escolhida para fornecer os serviços foi a Ci&T, especializada no desenvolvimento de software e serviços tercerizados de TI, que responde pelo gerenciamento e manutenção de diversos sistemas que dão suporte aos negócios, fornecidos por mais de cinco companhias de tecnologia.

De acordo com o diretor de tecnologia da MetLife, Breno Gomes, a distribuição de sistemas de TI para mais de uma desenvolvedora é estratégica para o setor de seguros, que precisa preservar dados importantes sobre clientes e os negócios da empresa. Ele explica que os serviços de sustentação de aplicações da Ci&T proporcionaram uma redução no número de fornecedores e permitiram manter os dados críticos de negócios em segurança, nas mãos da equipe da seguradora. “O grande benefício com a contratação do serviço  foi a criação de métricas e relatórios de análise aprofundados, nos quais é possível identificar fontes de problema e a busca de soluções”, explica Gomes.

Para alinhar os procedimentos, Breno conta que as empresas realizam reuniões periódicas com a Ci&T para falar sobre o atendimento e o registro de chamados, gestão dos problemas, contato com clientes e fornecedores e diagnóstico de problemas recorrentes. Antes da terceirização desse trabalho, o executivo conta que a equipe de TI passava muito tempo dedicada a tarefas do dia-a-dia, sem tempo para o desenvolvimento de projetos de melhoria, como a resolução de problemas a partir da identificação das causas raízes.

O diretor de TI explica que a MetLife, especializada em seguros de vida, cresceu por meio da incorporação de companhias seguradoras com foco em outras áreas, como seguro odontológico e de saúde. “Com isso, nossa equipe cresceu e, consequentemente, a complexidade da TI aumentou. Daí a importância da gestão de aplicações”, afirma. Ele calcula uma redução de 10% no volume de chamados, que vão desde pedidos de suporte até relatórios de dados que fogem do foco da empresa. Especificamente em relação ao Morpheus, um dos principais software utilizados pela MetLife e desenvolvido pela Ci&T, a redução foi ainda maior, de 50%.

Gomes diz que, agora, como a terceirização do serviço de gestão de aplicações, a equipe TI foi direcionada para o desenvolvimento de projetos inovadores com o objetivo de aumentar a produtividade. De acordo com ele, a área de TI aumenta de 7% a 8% seus insumos financeiros ao ano. “Conseguimos comprovar que a TI funciona como uma área de aumento de produtividade do negócio como um todo, ou seja, importante e estratégica”, conclui. Após a consolidação da gestão de aplicações, ele espera aumentar ainda mais a porcentagem de ganhos. “Só o primeiro ano pode ser considerado critico, pois envolve treinamento de equipes internas e reeducação para focar o trabalho”, conta.

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