As empresas cada vez mais estão adotando os chamados ambientes self-service para análise de dados, em que os usuários podem assumir o controle de sua própria análise, modelagem, visualização e tomada de decisão. Estudo global realizado pela Forbes Insights, encomendado pela Qlik, revela que cerca de 60% das empresas planejam acelerar seus investimentos em soluções de BI self-service, e mais da metade dos executivos entrevistados citaram que seu ambiente de analytics apresenta um grau significativo ou muito significativo de elementos de autoatendimento.
O relatório aponta também que os departamentos de TI e líderes das unidades de negócios estão preocupados com as questões de governança, que afetam desde a segurança — citada como um desafio por 14% dos participantes da pesquisa — até sua integridade e veracidade. A questão mais desafiadora para permitir o acesso self-service, apontada por quase 20% dos entrevistados, é a dificuldade de combinar dados de diferentes fontes. Segundo eles, para ter um modelo bem-sucedido, é necessário que haja uma governança de dados eficaz – que não só preserve a segurança e integridade dos dados, mas também dê aos usuários a confiança de que a sua análise trabalha com conjuntos de informações completas e precisas.
A pesquisa constatou ainda que 54% dos participantes consideram que melhorar a visualização de dados é um imperativo estratégico; 40% concordam que modelos de análise de autoatendimento criam uma vantagem competitiva significativa; e 53% acreditam que essas soluções permitem aos usuários desenvolver análises mais visuais.
Dentre os benefícios do BI self-service, estão a identificação de oportunidades de negócios (citada por 69%), sua precificação otimizada ou dinâmica (65%) e a mensuração de produtividade (63%).
Mais de metade das empresas, 54%, disseram que estão buscando a criação de um centro de excelência para melhorar seu desempenho dados self-service. Quase três em cada quatro entrevistados declararam que estão, hoje, dirigindo seus departamentos de TI para trabalhar mais de perto com as unidades de negócios, a fim de expandir o acesso a dados. Outros 62% concordaram que os usuários precisam buscar conhecer melhor os dados e ferramentas de análise.
Segundo a pesquisa, em cerca de 25% dos casos, a alta diretoria desempenha o papel principal na criação de um ambiente mais self-service. Mas para a maioria dos entrevistados, 64%, o que leva a adoção é o movimento de baixo para cima — das equipes à liderança. Entre os setores que mais utilizam essas soluções estão o financeiro (citado por 67%), vendas (61%), marketing (60%) e compliance (60%).
O estudo, que entrevistou mais de 400 profissionais de TI e negócios, sendo que os insights e comentários constantes no relatório são derivados de pesquisa quantitativa e entrevistas qualitativas com executivos seniores.