Os brasileiros já acessam a internet mais pela TV do que por tablets, de acordo com a pesquisa "Características gerais dos domicílios e dos moradores 2017" divulgada pelo IBGE. No total, 10,6% das residências brasileiras têm uma TV conectada à rede, contra 10,5% das que possuem um tablet com a mesma capacidade.
Em 2016, o acesso à internet por meio de tablets estava presente em 12,1% dos domicílios, e o acesso por TVs em 7,7%. Um dos fatores que contribuem para essa mudança são as contínuas quedas nas vendas de tablets no país. Esse mercado está em queda no Brasil desde ao menos março de 2017, tanto por conta da popularização de celulares com telas relativamente grandes quanto pelo aumento das ofertas de notebooks "2 em 1", que também funcionam como tablets.
Outro fator que contribui para isso é o fato de que as smartTVs estão se tornando mais populares graças a serviços de streaming como a Netflix. De fato, de acordo com a própria Netflix, 70% dos usuários que acessam sua plataforma o fazem por meio de uma TV conectada à internet; o acesso por meio de tablets, por sua vez, representa apenas 5% do tráfego do site.