A Scania, referência mundial em soluções de transporte e logística sustentável, em conjunto com pesquisadores da Faculdade de Engenharia da Universidade Estadual Paulista (UNESP), Campus de Ilha Solteira (SP), realiza testes em um veículo 100% elétrico sob condições de alta temperatura, além de desenvolver ferramentas de análises e modelagens computacionais. "Para que uma tecnologia se consolide por completo é necessário que equipes profissionais multidisciplinares adquiram conhecimento e experiência em torno dela. Nós investimos constantemente no desenvolvimento de competências dentro da Scania, mas entendemos a necessidade de irmos além da nossa fábrica e decidimos levar nosso ônibus BEV até os acadêmicos, pesquisadores e estudantes de engenharia", conta Marco Garcia, consultor de Pesquisa e Desenvolvimento da Scania Latin America.
O veículo em questão chegou ao Brasil no fim de 2021 para operar na fábrica da Scania em São Bernardo do Campo (SP), exclusivamente para o transporte interno de colaboradores, com o objetivo de aprimorar e desenvolver conhecimento local e competências em torno da eletrificação no transporte comercial, desempenhando uma função de ônibus-escola para ajustes e adaptações às condições brasileiras. Há seis meses, o modelo elétrico desenvolve uma etapa de testes no país, na Faculdade de Engenharia da UNESP, em Ilha Solteira (SP), um dos 34 campi da instituição.
O projeto terá duração de 12 meses e o ônibus ficará sob a coordenação de pesquisadores da graduação e pós-graduação da Faculdade de Engenharia. O intercâmbio entre professores e alunos da UNESP com a Scania permitirá a realização de ensaios em laboratórios computacionais e aplicações práticas com o veículo, gerando conhecimentos dentro da parceria e para a modelagem computacional da dinâmica do escoamento de fluídos em sistemas e também para a análise estatística para o tratamento de dados de teste.
A escolha pela UNESP, em Ilha Solteira, se deu pelo fato de a instituição ser referência em pesquisa e desenvolvimento na área da engenharia mecânica, ciências térmicas. "A Universidade Estadual Paulista tem uma projeção gigantesca e possibilitará demonstrar para pesquisadores e estudantes como a Scania, uma multinacional líder em soluções sustentáveis para o setor de transporte, desenvolve suas tecnologias e como são aplicadas no mercado em seus produtos e serviços", explica Marco. "Os estudos e testes com o BEV poderiam ser feitos somente pelos engenheiros da Scania, mas também pensamos na contribuição com a sociedade e no desenvolvimento de competências no país como um todo", acrescenta.
Os dados coletados e os resultados do projeto serão disponibilizados em tempo real para todas as equipes de engenharia da Scania, otimizando o desenvolvimento da tecnologia BEV tanto na Suécia quanto no Brasil, os dois braços de engenharia da multinacional no mundo. "Queremos levar um pouco de conhecimento técnico e de negócios reais para a universidade, uma maneira de contribuir e oxigenar a visão acadêmica. E para nós, é uma grande aposta para aumentar o capital de conhecimento global da Scania, amplificando a jornada de desenvolvimento de veículos eletrificados", destaca Marco.