BB substitui toda base de cartões de crédito por smartcards

0

O Banco do Brasil já emitiu neste ano 14 milhões de cartões com chip. Com isso, os chamados smartcards já representam mais da metade da base de 22,3 milhões de cartões de crédito ativos do BB. Até setembro, segundo o banco, toda a base de cartões de crédito será substituída por cartões com chip, que terão validade de até cinco anos.

A partir de janeiro deste ano, todos os cartões de crédito para pessoas físicas passaram a ser emitidos com circuito integrado. A totalidade dos 2,5 milhões de cartões de pessoas jurídicas será substituída por smartcards nos próximos meses. O mesmo ocorrerá com a base de cartões private label e co-branded.

Com a iniciativa, o BB se prepara para as funcionalidades que o cartão de crédito terá no futuro, já que o smartcard pode ser atualizado a distância, sem a troca do plástico. Os cartões inteligentes têm semicondutores (chip) com capacidade de armazenagem e processamento de dados. Isso permite tanto a leitura quanto o registro de informações criptografadas na memória do cartão.

As promoções são um exemplo de nova funcionalidade dos cartões. No BB, os cartões estão habilitados com a plataforma XLS que vai possibilitar que um estabelecimento comercial crie ações promocionais para atrair e fidelizar clientes. Outra possibilidade é a de armazenar certificados digitais, como o CPF eletrônico (e-CPF), no cartão de crédito.

O incremento da segurança é uma conseqüência dos cartões com chip, já que eliminam a possibilidade de fraudes que são usualmente praticadas contra usuários de cartões com tarjas magnéticas. A principal diferença está no suporte de armazenamento de dados. No smartcard as informações são inscritas de forma criptografada em um circuito eletrônico, enquanto que no cartão convencional os dados estão registrados em fitas magnéticas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.